Lendo o post no facebook de um conhecido , no dia do seu aniversário. Não pude deixa de reparar, que na mensagem abaixo da minha alguém parabenizava o aniversariante desejando os votos costumeiros como, felicidade, saúde, paz , amor , dinheiro e etc.... E que teve como resposta não só o agradecimento pela mensagem , mas a seguinte frase : “ Espero que me deseje muitos amigos também...”
A princípio fiquei comovido com a frase que acabara de ler e quase ligo para o sujeito e ofereço minha amizade . E pensei : “Como deve ser triste a vida sem amigos.” , pois não posso viver sem eles e deixar de estar com eles. Ficaria sem chão se não pudesse contar , chorar , rir e não partilhar minha vida com eles , meus amigos, que são também minha família .
E também não pude deixar de pensar o por que de meu conhecido de longas datas não tinha amigo , foi quando numa simples recordação percebo que embora ele seja receptivo com os outros e obviamente educado , sempre há uma barreira invisível e talvez intransponível que não deixa que os outros se aproximem e tornem- se seus amigos. Pois para quem tem verdadeiros amigos sabe que essa relação não nasce assim por um simples aproximação ou pelo desejo e sim é construída através da confiança, aceitação , intimidade , lealdade e amor , colocando muitas vezes o interesse do outro na frente dos seus.
Assim ao invés de apenas desejar ter amigos , meu caro conhecido comece a refletir e praticar atos generosos e doação para com outros , largue comportamentos egoísticos e participe verdadeiramente da vida da outro compartilhe e da sua com o outro , aprenda meu caro conhecido o quem sabe releia o dialogo para alguns hoje clichê entre a raposa e o Pequeno Príncipe , “... és responsável por quem cativas...” (Saint Exupéry).
Poderia citar inúmeras frases , fórmulas e dicas para que você consiga meu conhecido ter amigos , que não iria adiantar , embora você tenha boa vontade para com o outro você não sinta o amor verdadeiro das amizades que tudo tudo suportam, tudo esperam, tudo creem e tudo perdoam e tudo aceitam. Ou como diz o psicólogo Carl Rogers : “...é a aceitação de cada um como realmente ele é". E assim você possa descobrir o elo incomensurável de uma verdadeira amizade.