sábado, julho 17, 2010

Psiquiatrização da vida cotidiana

Trocando idéia através de uma rede social com um amigo , disse que fiquei assustada em saber que mau humor e rabugice , em casos crônicos são classificados como uma doença chamada distimia. Ele logo respondeu de uma forma carinhosa e sempre direta que nos dias de hoje” ... toda tristeza virou depressão, agitação virou hiperatividade, disciplina virou TOC , timidez virou fobia social e por aí vamos medicalizando a vida...”


O que me fez pensar que diante tantas descrições de transtornos mentais e comportamentais nenhum de nós sairia ileso de quaisquer dignósticos de problemas mentais , assim como na obra o Alienista , de Machado de Assis , onde o personagem principal o psquiatra Simão Bacamarte , resolve achar que todos na Vila de Itaguaí são loucos e interna toda a cidade no seu hospício chamado Casa Verde, para depois perceber que não consegue curar ninguém por que essas pessoas não tem patologia nenhuma ou melhor que os vermes do desiquilibrio prosperam sobre elas , chegando a conclusão de que só ele Simão é a única pessoa equilibrada da Vila e resolve então internar-se no seu próprio hospício , ora como médico e paciente.

E a ficcção futurista de Machado de Assis parece estar cada vez mais próxima da nossa realidade já que hoje em dia as coisas comuns do cotidiano , os antigos hábitos, manias, supertisções ou qualquer característica peculiar ao ser humano são consideradas patologias e qualquer desavisado pode entrar na onda de um Simão Bacamarte e ganhar um rótulo ou diagnóstico e o que pior um punhado de comprimidos nos bolsos, como também disse meu amigo.

Contrariando a teoria Machadiana de Simão Bacamarte que dizia : “...loucura e a razão estão perfeitamente delimitadas. Sabe-se onde uma acaba e onde a outra começa. Para que transpor a cerca?...”

Acho assutador a psiquiatrização da vida contemporânea e principalmente o que se tem por trás dela que é a indústria farmacêutica que aproveita-se ou melhor impulsiona a psquiatria que antes buscava junto com a psicanalise saber o por que do mal estar de nossas existências , antes de prescrever quaisquer medicação sucumbiu ao poderio dessa indústria que usa seu poder de markenting não só para a população leiga como eu , mas para os próprios médicos na descoberta de remédios que cura qualquer mal estar psíquico.

O que faz remeter novamente ao texto do Alienista e finalizar essa breve crônica , onde a blogueira nada entende de psiquiatria e psicanálise por que não pretende transpor a cerca, e prefere citar mais um personagem do livro o barbeiro Porfírio que fez um verisnho para o médico Simão ; “... que sugere que tanto a razão quanto a loucura são usadas pelo poder, dependendo de seu interesse...”

DICA : ALIENISTA – MACHADO DE ASSIS – EDITORA L&PM



NEM TUDO É MENTIRA.

4 comentários:

  1. Bela crônica, Noca!
    A casa verde está em todos os lugares!
    Parabéns,
    Bjo
    Marcus Quintaes

    ResponderExcluir
  2. Tu és mesmo uma boa cronista, Noemy!
    Já é a segunda que eu leio (curti muito a da Copa, tá lá meu comentário anônimo)!
    Bjão,
    Olavo

    ResponderExcluir
  3. "tanto a razão quanto a loucura são usadas pelo poder, dependendo de seu interesse...”
    Perfeito não é mesmo? E quem tem o poder nessa área? A indústria farmacêutica na área da psiquiatria movimenta milhões. Então é muito mais "eficiente" tratar uma tristeza com fluoxetina do que acolher a tristeza do outro e encaminhar, talvez, se necessário para uma psicoterapia. Pois tristeza, somente, não é depressão. É um sentimento...acho também que a sociedade começou a desenvolver um medo de sentir....
    Bem, beijos querida, adorei e obrigada pela sugestão!!!
    Lu

    ResponderExcluir
  4. Vc resumiu bem crônica na frase :"... a sociedade começoua desenvolver um medo de sentir..."

    ResponderExcluir