sábado, agosto 14, 2010

O humor no mau humor







Confesso que tenho atração para algumas bizarrices humanas , uma delas são as pessoas ranzinzas e mau humoradas. Essas que a maiorias quer sair de perto , diferente de mim que me divirto com o ataques de cólera que tem essas criaturas , na sua maioria , por motivos fúteis.

Lembro minha época de colégio , onde uma colega de classe irritava-se até mesmo com a ponta do lápis quebrava no meio do teste de matemática e a coisa piorava quando ela não encontrava o apontador do lápis , que havia emprestado para alguém que não havia devolvido. E ela tentava desesperadamente achar alguém que usava apontador ,mas as únicas pessoas do seu restrito círculo de amigos usava lapiseira. Era “o começo do fim”, para que a garota tivesse um ataque de raiva e seu rosto avermelhasse e seu olhos ficassem vidrados e os resmungos antes inaudíveis, aumentassem de volume e todos ouvissem as frases bizarras pronunciadas pela menina , horrorizando a classe e para minha diversão, percebida por todos e principalmente pela colega emburrada e diferente do que possam pensar não tinha nada contra mim , pelo contrário em outros momentos eu era até mesmo era sua confidente. E mais, acredito que ela sabia que sua rabugice me divertia ou pelo menos ela tinha a intenção de divertir alguém.

Especialistas, terapeutas , médicos e até esmo leigos tentam explicar esse “fenômeno” do mau humor , uns dizem que é uma forma de defesa contra timidez , outros dizem que é uma leve depressão em que o mau humorado não consegue sentir prazer me nada e sempre acha que algo ruim vai acontecer com ele. Além de apelidarem o “ jeito mal humorado de ser” de distimia ou seja um transtorno crônico de humor depressivo, mais um dos casos de psiquiatrização da vida cotidiana , que já foi tema de crônica passada neste blog. O que na minha opinião de liga não passam de balelas, pois cada um nasce para o que é.

E mais , ninguém tira da minha cabeça que o mau humorado é um pândego e exibicionista , pois alguém que consegue de forma tão natural explanar seu descontentamento e sua raiva não pode querer passar em branco perante os outros , na minha visão elas querem mesmo é aparecer pois quando por motivos fúteis se encoleram , sempre tendo um espectador que pode estar assustado , horrorizado , incrédulo ou no meu caso um espectador divertindo-se com as frases ditas pelos comediantes do mau humor , vejam se não tenho razão com as últimas que ouvi por aí :

“Tou matando surdo a grito!”

“Dor de cabeça e dor de estômago. O domingo pode começar de novo.”

“Vc sabe como faz pra deletar varias partes do meu dia.”

“Já estou no terceiro dia de mau humor, hoje, superando qualquer expectativa, atingi níveis astronômicos. Tou o cão. Tudo que podia dar errado deu.

Se você analisar com carinho tenho certeza que vai concordar comigo e também achar humor no mau humor , não esqueça que qualquer um pode se zangar é como diz o filósofo Aristóteles : “Qualquer um pode zangar-se. Isso é fácil. Mas zangar-se com a pessoa certa, na medida certa, na hora certa, pelo motivo certo, e da maneira certa, não e fácil."

Um comentário:

  1. Ahahaha! Não conhecia esse lado seu de se divertir com mau humor alheio. Realmente dando a distância correta, é divertido mesmo.Me fez lembrar meu sobrinho de 8 anos, eu perguntei que calçado ele achava que eu deveria usar, um tênis ou uma bota azul. Ele respondeu: Vai com a bota azul tia Meg, eu adoro ver a tia Jô irritada dizendo: " O que é isso Margareth?" Ele é dos seus, acho que vou ler esse post para ele.
    Aliás meu humor está ficando esquisito, pois combino com uma amiga um encontro, e nunca acontece. Argh! beijosssssss

    ResponderExcluir