sábado, novembro 23, 2013

Narciso facebookiano

                      

  Ouço várias reclamações de usuários da redes sociais principalmente o Facebook, sobre os outros usuários ou aqueles que poluem a sua timeline ou de quem apenas dar uma espiada na vida alheia, velho ditado : “ a grama do vizinho é sempre mais verde que a sua.”
                        Nos dias de hoje não sei não , se a grama do outro é melhor que a sua , pois a quantidade de “Promotores de si mesmo” que existe nas redes é enorme , e claro como um bom vendedor eles não param de defender o seu produto e claro falar de seus próprios feitos que podem ser tanto na vida pessoal , como na familiar.
                        Sem contar que não existem derrotas para esse tipo de “Promotor” que tenta lidar polidamente com todos os assuntos e quando são questionados  sentem-se acuados e tentam recuar da crítica , isso pode ser feito com a simples exclusão do post publicado a fim de não gerar polêmica e para não sujar a imagem tão previamente elaborada para o mundo virtual.
                        Outras pode ser um descontrole que não vai só pelo o que o “ Promotor” entendeu como crítica pode ser até mesmo a uma amena brincadeira, feita por um dos seus amigos e então ele vai tentar desqualificar a pessoa para se promover ainda mais.
                        A visão desse tipo de usuário das redes sociais é que eles acham que estão numa batalha e entendem como crítica ou levam para o lado pessoal , belo poema do não tão menos egocêntrico Caetano Veloso: “... o narciso acha feio o que não é espelho...”
                        E ao invés de utilizar-se dessa ferramenta para colocar um posicionamento utilizam-se dela para markenting pessoal e sua página vira um grande palco aberto ou no caso uma rede aberta para auto promoção. O que eu acho que é da própria chatice , não à toa que é esta lista feita por instituto inglês entre os dez usuários mais chatos das redes. Santo Egocentrismo!
                        Então você que acha que sua “timeline” medíocre ou amarelada perto do colega , relaxe que pelo menos você não é taxada de chato para a maioria das pessoas e sem contar que vidinha chata que é de contar seus glamoures pelo computador , pois o melhor não acontece nele.


NEM TUDO É MENTIRA.

domingo, outubro 06, 2013

MPB Censor




“...Nossos ídolos ainda são os mesmos e as aparências , não enganam não. Você diz que depois deles não apareceu mais ninguém...” (Belchior – Como Nossos Pais)

                                   Começo com a letra de uma canção que adoro, principalmente quando era interpretada  pela Elis e também porque essa semana soube que meus ídolos Chico, Caetano , Gil e Djavan fizeram campanha para que qualquer biografia sobre eles tenham uma autorização prévia.
                                   Incrédula questiono qual a justificativa principalmente do Chico Buarque talvez dentre eles o compositor mais censurado  do país , sobre o que ele acha da liberdade de expressão pela qual ele sempre diz ter lutado.
                                   O ex Ministro Gil e representante Creative Commons (ONG, voltada a expandir a quantidade de obras criativas disponíveis, através de suas licenças que permitem a cópia e compartilhamento com menos restrições), no mínimo contraditório , talvez como o próprio músico sempre atrapalhado no seu prolixo discurso.
                                   O que não fica atrás Caetano que em matéria de interpretação musical incontestavelmente é show , mas confuso quando se trata de literatura, vide a sua coluna dominical do Jornal o Globo, que nem a intelectualidade consegue interpretar há quem diga que precise de auxilio concomitante de filosofo, terapeuta e quiçá um padre. No estilo esfinge decifra-te ou te devoro o que deixamos a cargo do Djavan esse mesmo que defende a preservação da liberdade de expressão , informa que esta pode acometer injustiça nas biografias não autorizadas , e aos biografados restar a indignação, visto não sermos um país desenvolvido onde poderia se ajuizar uma ação judicial.
                                   Será que me enganei e aqui não há Judiciário ou as conhecidas tranças do cantor o fizeram esquecer esse terceiro poder ou não sendo um país desenvolvido  é melhor criar um mercado de livros “chapa branca” ou uma biografia dos ídolos da MPB no estilo “chapa branca”.
                         Claro que , nós leitores não somos a favor de biografias caluniosas ou informações mentirosas não só sobre os nossos ídolos , pelo contrário queremos ler capítulos interessantes e verdadeiros sobre a história destes e claro que se o autor que publica mentirosas deve ser punido e processado ou devorado por Djavan , que não acredita na justiça, mas acredita no Caetano.
                        Ao que parece que os ícones da música popular não consideram censura e estão realmente preocupados com as fortunas que podem ganhar editor e os escritores no Brasil. Opa! Escritor brasileiro ganhando fortuna é isso mesmo que entendi meus ídolos , quem dera os mesmos pudessem viver de sua obra igual Vossas Senhorias. Os mesmos até os mais famosos cortam dobrados para sobreviver e muitos fazem a escrita sua segunda profissão “caros” músicos. “So sorry” mas se isso não é censura o que seria então compaixão?
                        Outra curiosidade “censores” músicos e ídolos o que há de tão absurdo nessas biografias que não possa ser revelado?

NEM TUDO É MENTIRA



segunda-feira, setembro 23, 2013

Bodeada Cidade

                                       



Havia um país pacifico , embora longe de vulcões, terremotos e tsunamis , mas cheio de tornados sociais nunca questionados pois a população  Bode City, que acomodou-se com a situação durante anos e nunca teve qualquer compromisso com movimentos sociais e muito menos adesões a protestos.
                        O que as vezes se via nas ruas era um grupo de sujeitos que não conseguiam encher uma quitinete levantarem bandeiras e ainda serem sujeitos a xingamentos dos não revoltosos e não solidários por estarem atrapalhando o trânsito.
                     De repente, um aumento nas passagens dos transportes públicos, levou os bodeados livres irem para as ruas e com isso arrastarem multidões de bodes com eles, que talvez nem sabiam por que lá estavam, mas indignados até por suas mazelas pessoais gritavam : Mée.
                     E assim vimos crescer em Bode City, várias manifestações que se proliferaram ainda mais com a repressão da polícia ou sua tropa de elite chamado os Bodeados Militares , que acostumados a tratar apenas com os bodeados humildes ou bodes povinho , onde sempre oprimiram estes cidadãos com a violência peculiar , reflexo de uma política secular de atrasos e descaso com a população , ditado antes da república ainda quando Bode City era governado Bigodudos Bodeados.
                   Por conta , dessa repressão policial que foi um dos motivos da população querer ir e ir mais para ruas , acho que desde que a repressão militar onde Bodeados Generais nunca mais se viu ninguém na rua , mas no meio de dizeres ao vento sugiram Bodeados Blacks , um tipo de manifestantes utilizando   máscaras e um jeito de se manifestar pouco “ortodoxo”, para uns chamados de vândalos, embora nem todas as ações foram por conta desse temeroso grupo.
                  Não defendo métodos dos Bodeados blacks , sou temerariamente contra a violência e quaisquer atos de vandalismo principalmente quando se trata do patrimônio público, mas tem que se analisar quando estas são verdadeiramente feitas pelos blacks.                              Distorções acontecem pela imprensa retrógrada que atura um governo de bodeados vermelhos sem nunca apoiá-los ou pelo menos assim parece , uma classe mediana de bodeados que tem ódio dos vermelhos estejam no poder há algum tempo , culpou os vândalos dos acontecimentos e com isso o esvaziamento das manifestações.
                        Um tanto simplista essa explicação da imprensa e intelectuais culpar os bodeados blacks do esvaziamento das manifestações. Ora e quando os policiais bodeados exageram na violência e atacam bodados e pacatos cidadãos , que simplesmente estavam nas ruas gritando os seus direitos de cidadãos , isso também não é vandalizar? Ou esses atos que vem por ordem do Estado Bodado não assusta tanto quanto.
                        Pela redes bodeadas sociais , viu-se que não apenas bodes blacks foram supostamente violentos , mas filmes , vídeos e gravações demonstram que os bodados governantes estão “bodeadissímos” com a quantidade de gente nas ruas e mandaram que a bodada polícia não discriminasse o “lé do cré”,  assim atacasse pessoas , na maioria das vezes sem motivo nenhum, utilizando-se seu gás “bodeacrimogênio” pelas ruas , como se fosse o inseticida que acaba com o mosquito da dengue, que ataca anualmente milhares de bodes no ano e remédio passa longe.
                             Bodes intelectuais estão usando suas colunas escritas em jornais das grandes capitais que os blacks bodes são os culpados pela diminuição das manifestações ou acusados de inspirações fascistas.
                                   Acho um tanto simplista culpar o esvaziamento das ruas aos bodeados black , ora será que mesmo os simples bodados não deveriam recuar naturalmente para seus afazeres normais , nem países mais politizados cidadãos não podem ir a rua todos os dias .
                                   O esvaziamento se deu naturalmente , o que a intelectualidade bodada não percebe que diferente dos anos de omissão dos cidadãos bodados hoje com ou seus cidadãos blacks essas manifestações estão acontecendo e quem sabe foi plantada em Bodada city uma breve consciência uma semente política e estes deixem de ser omissos bodes.
                                   Porém bodeados leitores , justificar a diminuição da adesão as atuais manifestações dos eternos e omisso bodes é o mesmo que creditar a ditadura militar aconteceu por que comunistas bodes comeriam criancinhas e o bodados pintados conseguiram derrubar um presidente.

                                   Os Bodeados intelectuais , parecem que estão com preguiça de pensar na sua Bode City  ou estão mascarados por suas lentes de computador. E repetitivos só gritam o que ouvem : Mééé...

NEM TUDO É MENTIRA

https://www.facebook.com/nemtudoementira

domingo, setembro 01, 2013

Sorriso escasso

                                      
         
                                  Um dia desses , uma amigo me mandou um recado via rede social , que estava com saudades das nossas gargalhadas , sorri na mesma hora quando pensei nos nossos encontro e me bateu uma baita saudade de doer a barriga como as gargalhadas que dou com ele.
                               Embora eu sei que o tempo de turbulências na rua , onde pessoas que acreditam para uma Brasil melhor são espancadas , sem respeito a sexo e idade e muito menos profissão quando polícia de máscara e sem identificação bate em repórter. Realmente caro amigo, hoje não dá para sorrir.
                               Como também, não dá nem para sorriso amarelo, quando sabemos que os mesmos manifestantes que são tratados como vândalos pela maior rede de imprensa nacional são perseguidos , retirados de casa e ameaçados de morte. E nada é feito.
                               E mais tímido o sorriso quando as ruas calaram pela necessária reforma política e que nessa cochilada o congresso nacional na calada da noite mantém o mandato de um deputado corrupto e condenado na Justiça , tudo por que a votação continua secreta.
                               Inacreditável ouvir de quem não quer sair da sua zona de conforto e brigar por algo melhor , criticar o outro que não descansou e não saiu da rua , o que me faz mais uma vez perguntar :  Você sabe como faz? Acredito que não . Senão não estaria concordando com tudo que houve da imprensa , caro amigo se realmente você sabe como fazer vai lá e faz.
                               Minhas saudades das boas gargalhadas que tenho como meu amigo , não me fazem esquecer o que acontece no meu país e nem me fazem apoiar o que acreditam na mudança , fruto de meu eterno romantismo babaca, mas a minha crença é que quando você se conscientiza das coisas ao seu redor , você enxerga o mundo diferente e recusa-se a acomodar-se e mobiliza-se para mudar o que crê de errado e quando consegue isso a dor da barriga que você sente quando dá “aquela “ gargalhada é igual.
                               Me aguarde , caro amigo nos encontraremos em breve para sorrir de novo.

NEM TUDO É MENTIRA


quinta-feira, agosto 01, 2013

Mea Culpa - parte 2

               

 Apesar da grande mídia ou a única grande no País apelidar os manifestantes de vândalos e junto com o governo criar teorias da conspiração , principalmente no Estado do Rio de Janeiro , onde o governo no intuito de tirar o foco de si mesmo é acusado dele próprio de orquestrar os ataques para desestabilizar ou tirar a legitimidade do movimento , em contrapeso o mesmo governo informa que organizações internacionais são as grandes financiadoras desse movimento de supostos vândalos. Resta saber se o Governador Sergio Cabral estava no Brasil quando falou isso ou em Paris onde costuma governar.
                                   Junto a isso tudo os protestos continuam na Cidade Maravilhosa , muitos dizem em reação a uma policia despreparada e mal orientada que insiste em tratar manifestantes como criminosos, ao invés de garantir  segurança de quem protesta. E no rigor da coisa de forma gratuita prenderam e machucaram jornalistas, atingiram cidadãos com suas armas de paintball, spray de pimenta e o preferido da Policia Militar o gás lacrimogênio , chegaram a cegar dois estudantes com suas balas de borracha, que quebraram até janelas portas de hospitais.
                                   O uso excessivo da força era bem claro , mesmo com as tentativas da mídia de abafar o caso e prisões arbitrárias eram feitas Polícia Militar do jeito que quisessem e que inclusive postou em seu twitter oficial, quando plantonistas da Ordem dos Advogados atrapalhavam o seu trabalho , quando liberavam os manifestantes da cadeia, pergunto se entrou um vândalo na rede social da PM, quando falou uma arbitrariedade dessa.
                                   E assim, a festejada “Tropa de Elite” pela classe média mostrava sua cara e barbarizava como bem quer na cidade, começou a surgir vários vídeos em que numa tentativa burra infiltrou vários agentes da Polícia Militar à paisana , chamados P2 , dentro das manifestações , na tentativa clara de incriminar os manifestantes, deu também com burros n’ água , quando foi descoberta e suspeita até mesmo de atirar coquetel molotov em seus próprios colegas fardados.
                                   Alguma coisa estava fora da ordem mundial ou é assim mesmo a ordem do Imperador Cabraleone , mal assessorado por SS Beltrame , a quem afirma delegar todos os poderes da segurança do Estado que diz está agindo no rigor da lei, não sei a que lei  este se  refere, deve ser diferente de quem lhe delegou o poder que cinicamente afirma ser : "o Rio uma cidade democrática e livre". Para quem cara pálida?
                                   Em contradição ao discurso prolatado Don Cabral cria por Decreto uma Comissão Especial de Investigações de Atos de Vandalismo  em Manifestações Públicas e pasmem em parceria com o Ministério Público , onde entre outras inconstitucionalidades ,viola o sigilo telefônico sem a necessidade de autorização judicial.
                                   A reação via redes sociais foi tamanha que o Governador teve que recuar e modificar o Decreto moldado no AI5 de Costa e Silva na época da Ditadura , o que não tiraria sua total inconstitucionalidade e o mais provável que essa comissão se dilua e o decreto fique engavetado.
                                   E o que era ainda considerado como o trunfo no Governo ou seja as UPPs mostrou seu outro lado negro que são as restrições impostas aos seus moradores , no que tange a circulação e horários , mais um excesso dos policiais. E foi numa dessas Unidades de policia Pacificadora que o pedreiro Amarildo some sem deixar rastro e virou assim também o lema das redes socais #CadeoAmarildo. Pergunta essa que ninguém sabe responder, até por que o Governador demorou para reagir sobre o assunto e na conclusivo respondeu. Fóin!
                                   Aproveitando-se da  visita esfuziante do Papa Francisco , o Governador acreditando na compaixão dos fieis , vai a televisão fazer uma declaração burra ,invocando seus filhos menores e assustados,  para que manifestantes não façam piquetes na frente da sua residência não oficial.
É quase uma brincadeira ver um homem público pedir a compaixão de seu povo , em atitude meramente egoística, nem pelos moradores e vizinhos do seu  bairro ele falou. O que faz perguntar quantas crianças como as dele não tem saúde , educação , comida e segurança ? Seria difícil perceber isso caro Governante , neste caso não pai.
A prepotência desse senhor chega a um ponto dele agora praticar a politica dos macaquinhos , não vejo, não escuto e não falo , para que com dois meses de manifestações nas ruas ele não entenda a mudança de humor no país ou pelo menos no estado em que governa.
Não, senhor Governador, não aceitamos Mea Culpa de um governo que acha que pode tudo ou o Governo “ Yes , I can”. E que nada adiantou suas orações junto ao Santo Padre, que nem tem o poder absoluto de absolve-lo de seus pecados, quiça Deus.

NEM TUDO É MENTIRA

nemtudomentira1@gmail.com

domingo, julho 28, 2013

Mea Culpa Estatal?

                                   


                                Em meio a turbulentos protestos que eclodem na capital do Rio de Janeiro e a pequenos gafes e deslizes no policiamento encarregado de protege-lo no Brasil o Papa Francisco saiu ileso e da má organização que lançou a comitiva para um perigoso percurso, em meio a engarrafamento e sem nenhuma segurança.
                              Assim como também os milhares de jovens do mundo inteiro que vieram participar junto com o Padre Santo da Jornada Mundial da  Juventude e que ficaram sem metrô , que resolveu dar pane elétrica logo no primeiro dia do encontro por mais de duas horas e nos dias seguintes deixar formar filas intermináveis para que os peregrinos conseguissem uma condução, tudo isso embaixo de chuva e frio
                         E numa completa desorganização o mangue mal aterrado onde iria realizar-se a Jornada e que parecia apropriado para alojar a juventude , ficou alagado por que não previram a chuva, parece que não existe serviço meteorologia ou uma consulta ao site Climatempo. Assim o evento foi transferido para Copacabana , que durante dois dias teve a maior população de rua do mundo, estima-se 3 milhões de pessoas, dormindo nas calçadas  e cobrindo a areia da praia mais famosa do mundo. O ponto critico disso tudo é que a Prefeitura não conseguiu o numero de banheiros químicos suficiente e quem assistiu a liturgia dominical celebrada por Francisco sentia um cheiro pouco agradável e o bairro de uma certa forma recebeu sua água benta.
                            E nesse caos , onde foi mantida a paz pelo espírito da própria jornada, mantido até mesmo pelos não católicos ou sem religiões como a blogueira que aceitaram a multidão alegre e da paz em seus quintais e aos  favoráveis a laicidade do estado, mas não o mea culpa dos seus governo estadual e municipal, que na sua prepotência quase imperial não ouviram as vozes das ruas tanto que os protestos na cidade continuam e acho pouco provável as palavras de reabilitação política que pediu o carismático Papa, consegue salvá-los do desfiladeiro, ai como dizem por ai só Jesus!


Nem Tudo é mentira

sábado, julho 20, 2013

Aceitamos reclamação





                        Reclamar por essas bandas já foi sinônimo de vergonha, ainda recente , o sujeito que reclamava de alguma coisa ou de algum serviço , era visto com estranheza e por que não desprezo pelo outro que estava atrás dele na fila.  E também existia e existe os que se enquadram no “status” acomodação , do tipo que sempre repete frases desse tipo  : “ Reclamar pra que ?” ,“ Não vai adiantar mesmo” ,“ Nada vai mudar” .
                       E não vai me dizer que  você  nunca agiu dessa forma? Todos em algum momento deixamos para lá , com a desculpa de não ter tempo ou de evitar um aborrecimento , mesmo quando a razão estava do seu lado, você preferiu deixar a queixa esquecida.
                            O curioso é que no momento atual onde as manifestações eclodiram no “país e um tal “gigante despertou” , a população que durante décadas acomodada em seu mundinho pessoal , descobriu-se cidadã e passou a reivindicar tudo ao mesmo tempo e seu status passou a ser de reclamona.
                         São as diversas situações em que se  desconta toda sua indignação em qualquer má prestação de serviço , seja pelas mínimas coisas como : o guardanapo que veio dobrado errado , o vendedor q lhe deu um sorriso amarelo e da atendente que deseja parecer sua amiga.
                        Exageros à parte , mas se você reparar bem ao seu redor , vai perceber que sempre tem alguém pedindo para chamar o gerente , o maître ou o supervisor . E estes desorientados e desacostumados não estão conseguindo atender a demanda de reivindicações , algumas sem focos e  acéfalas. E com isso estão estafados e desejam fazer uma reclamação, só que não sabem para quem e pensam em entrar nas manifestações , onde são cabíveis também anseios pessoais.
                      E nunca na historia desse pais , viu-se tantas queixas juntas , que podem ser realmente positivas se o tempo não for perdido com balelas e não deixar se manipular com pequenas coisas do tipo da dobra errada do guardanapo , enquanto a comida está fria e conta salgada e não transformar suas passeatas em micaretas sem fim  e sempre aceitando reclamações seja de onde for.


                       Aceitamos reclamação.


Nem tudo é mentira.



nemtudoementira1@gmail.com

segunda-feira, julho 01, 2013

Manifestação do futebol




                  Inacreditável as pessoas dizendo que não assistiram o jogo Brasil e Espanha , por que tratava-se de uma forma de alienação ou quem estava assistindo torcendo compactuava com a política do pão e circo e blá, blá, blá...
              Bobos são quem pensa assim e ainda perdeu um jogaço de futebol , daquele que da orgulho de assistir e da seleção brasileira também, por que não? Seria hipocrisia dizer não. Ora bolas, a seleção sempre foi um motivo de orgulho para o país e o futebol faz parte da nossa cultura e que nos une um sentimento de paixão que só o brasileiro conhece.
            Em primeiro lugar , não há motivos para que todos não possam se divertir da maneira que gostam, ir ao cinema, assistir novela, jogar vídeo game e assistir futebol , sim senhor. E muito menos para serem chamados de alienados. Uma coisa não tem nada haver com a outra e se tivesse seria estupidez.
           Somos todos brasileiros e temos o dever sim de cobrar melhor educação, saúde, transporte  e serviços públicos de primeiro mundo , no valor dos impostos que é cobrado e não só futebol.
            Pensar que não assistir o jogo vai tornar a pessoa mais ou menos alienado é pura balela é como vestir uma viseira de burro e acreditar que na  policia só existe Capitães Nascimento ou que nas manifestações só existem arruaceiros e vândalos.           Radicalismos não levam a nada, exemplo maior é o Oriente e suas guerras que nunca terminam.
              Não há nada errado em ser torcedor e cidadão , comemorar as conquistas que a sociedade anseia e ter orgulho do país não só pela seleção penta campeã e que os gritos de vitória possam ser de país campeão dos deveres do seu povo, que vive atualmente um momento ufanista, cantando em forma de protesto o seu próprio hino e que foi aprendido inclusive pelos seus jogadores canarinhos, que hoje merecidamente estão sentados em berço esplêndido.



nemtudoementira1@gmail.com


domingo, junho 23, 2013

A rua é meu lugar





                 Desde criança , tive almoço e jantar temperados a política , alguns apimentados pelas discussões calorosas entre meu pai, minha mãe , tios e avôs e mais tarde  por mim e meu irmão. Todos cheio de opiniões e teorias , sem contar com a militância que cada um fazia por seu partido. Aprendi a conviver com a divergência política dentro de casa , onde a democracia sempre imperou e onde não havia a possibilidade de um outro impor sua vontade, embora muitas vezes meu pai tentava valer-se da autoridade, mas recuava quando via jovens irredutíveis a compactuar com sua vontade e sentia orgulho em saber que tínhamos convicções políticas, agora não mais irredutíveis.
                 Diante da educação que tive, tão politizada,  me intrigava o fato da falta de interesse dos jovens na política ou sobre o que acontecia no país , a apatia, o egoísmo em só representar seus próprios interesses , tal qual o a própria democracia representativa hoje completamente desmoralizada pelos nossos políticos, me incomodava.
                 O que me trouxe surpresa com o levante que esses mesmos jovens da geração facebook , rede social que muitas vezes é utilizada para não só encontrar amigos , mas para banalidades do tipo : comi galinha no almoço, check in na casa da vovó  e entre outras. Foi a mesma rede que conseguiu fazer a mobilização no país iniciada pelo Movimento Passe Livre contra os aumentos abusivos dos transportes públicos e a sua má qualidade.
                 Eclodindo com força maior do que se esperava e questionando não só os vinte centavos das tarifas , mas a precariedade da saúde pública, a péssima educação, a corrupção, os gastos com a Copa do Mundo e o descontentamento com o que esta sendo oferecido e colocando nas ruas até mesmo as suas demandas pessoais, o que ao meu ver traz a beleza do movimento. Só não mais bonita em ver que os jovens estão fazendo o que sempre deveriam fazer, criticar, contestar e questionar, o motivo das coisas chegarem a esse ponto 
                 A manifestação sem culto a personalidade ou a partidos , pelo contrário os rejeitam , embora descorde da postura agressiva de expulsar os mesmos das manifestações populares sem lideranças , ainda mais no grito isso é totalitarismo. Cuidado rapazes e moças! Sei das suas desconfianças das mazelas da política , apenas gritem seu descontentamento e que não acreditam em partido nenhum , isso sim é meramente legítimo.
               E foi esse grito é que trouxe o espanto para a velha política e também a idosa imprensa nacional , ambos correram como os cães correm atrás dos seus rabos. Racionalizaram o movimento e quais seus objetivos ? Quem é o líder dessa suposta baderna?Ouvi vários comentários o também antigo clichê : “Tempos estranhos ou Onde irão chegar com isso?
              Sinceramente ,eu não sei dizer onde o movimento irá chegar e se o mesmo tem leme. Seu  que o pontapé inicial foi dado , sem que a pátria estivesse de chuteiras e sim com computadores, tablets ou celulares a bola avançou pelo campo e antes mesmo da Copa do Mundo começar e a mobilização foi maior do que se esperava.

                E quando a fumaça do gás lacrimogênio sumir do ar poderá se prever alguma coisa, o certo é que a insatisfação foi mais do que demonstrada e a nova geração não vai aceitar goela abaixo ser saqueada pelo poder público e que seus líderes vândalos predadores lhe furtem um futuro melhor, pois a onda de consciência política despertou o tão falado gigante adormecido na juventude.
Nem Tudo é Mentira
nemtudoementira1@gmail.com



sexta-feira, maio 31, 2013

Maravilhosa Gotham City



                                                                                                    Foto : Marcelo Bello

                 No último domingo na maravilhosa Gotham City, acordou com a notícia que na madrugado o pouco conhecido Corika, um tipo cheio de swing, proliferou palavrões ao Senhor Passos , que enfurecido em ser difamado saiu a passos largos do restaurante que se encontrava e socou o Corika , enquanto este covardemente foi segurado por uma rapaziada da pesada e agrediu a Coriquinha que assistiu de quatro a agressão ao desbocado e ofensor que passou ao título de agredido.
                Tudo isso, não passaria de uma briga corriqueira do tipo juvenil, onde por ofensas se trocam sopapos. Caso o Senhor Passos não descesse do salto que costuma andar  e perdesse o decoro que um administrador da cidade deve ter ao ter que se trocar com um desbocado que ultrapassou o limite do bom senso , com certeza ocasionado pelos goles a mais que bebeu a mesa lado do despeitado Alcaide.
                Embora tentassem abafar o caso, o mesmo vazou para a imprensa que mesmo a partidária a sua Excelência divulgou os fatos, juntamente com o pedido de desculpas do covarde agressor , mediante ao fato que afirmou que só revidou as palavras com socos e pontapés pois sentiu-se ofendido em sua honra em local onde encontrava-se sua digníssima esposa, fora isso o perdão não ocorreria.
                Estranho é saber , que o povo da maravilhosa Gotham , pouco posicionou ao fato ou até concordou com as razões para o Prefeito Passos em bater no grosseiro Corika , que deveria aprender que não é assim que se faz revolução ou modifica-se alguma coisa.
                E maioria das pessoas da opinião pública falou que faria o mesmo que Passos fez ou seja sentava a mão em qualquer um que o ofendesse, tudo na mesma moeda. Oh céus! Santa Violência.
                Não sei dizer , se na Roma Antiga onde surgiu as primeiras Prefeituras onde o Prefeito administrava vilas , com poder menor do que as colônias ou municípios , esse tipo violência por conta do administrador era igual, mas ilustra lembrar a coincidência que o digníssimo Senhor Passos, foi também administrador de uma Vila Barrista de Gotham City , onde nunca deveria ter saído, para não ter o desprazer de ouvir poucas e boas de um sujeito raivoso que nunca teve a boca lavada com sabão pelos pais quando falou palavrão criança. Oh céus! Santa Educação.

                 Não há quem tenha razão ou tenha perdido ela, há lamentos a feio episódio, onde ritmo imposto não era apropriado com o lugar e hora, mas como mudar se os músicos não eram talentosos e preferiram a brutalidade. Oh céus! Santa Ignorância. 

Nem Tudo é  mentira
nemtudoementira@gmail.com

quarta-feira, maio 29, 2013

Com medo de seres orgânicos

                     



                                   Tenho o costume de comprar minhas "folhas verdes" orgânica no mercado, e confesso que tem dias que não posso ver a cara do Marcos Palmeira de tanto que ele frequenta minha geladeira , para quem não sabe o ator é fazendeiro, produtor de orgânicos e fornecedor de uma rede de super mercado que frequento e que estampa com sua fotografia as embalagens de seus produtos
                                    E como sou fã do outono , por conta do clima, cores e luz e cansada da caretinha do ator resolvi dar um passeio matinal no sábado e fazer compras numa feira de produtos orgânicos, localizada numa praça perto da minha casa. Ambiente melhor não tinha ,  produtos frescos , saudáveis , embora com preços ainda "salgados" para o bolso de uma família e para o meu também, que nem sempre pode pagar pelo malfadado preço do tomate cheio de agrotóxico, imagine o orgânico.
                                      E nesse clima amistoso, paro para comprar mel , ouço um discurso de um dos vendedores de legumes da banca ao lado , em alta voz e bom tom , como diz a minha mãe , sobre as agruras da alimentação inorgânica , se não fosse o fato da ouvinte estar acompanhada de seu filho que acredito eu deve ter por volta de oito anos de idade , que olhava assustado para o vendedor e sua bravata inflamada contra os venenos que colocam nos alimentos , ao mesmo tempo que para o nabo como se esse legume fosse um extraterrestre , até que o garotinho berrou mais alto que o vendedor que não iria comer mais nada. Deixando o vendedor sem jeito enquanto a mãe , embora vermelha de vergonha explicava ao menino que não era  bem assim ou isso e aquilo que eu realmente confesso não conseguir ouvir direito o discurso da mulher que se afastava da barraca do homem que caprichou na fala , mas não conseguiu vender nada. 
                                     A reação do menino me fez lembrar quando assistia ao Fantástico aos domingos e ouvia aquelas histórias sobre o sumiço de criança e o caso mais famoso que foi o sumiço de Carlinhos  e outras especulativas sobre o que dava ou não câncer , os alimentos que deveriam ser evitados para não contrair a doença , tudo naquela voz de suspense que fazia o apresentador Cid Moreira, que me tiraram o sono ou me fizeram correr para o quarto dos meus pais que me proibiram de assistir o programa.                                     O que não adiantou muita coisa , já que menina era esquisita para comer e por conta disso passei um período enorme sem comer arroz , não lembro bem se era por que ele dava câncer ou usei isso como desculpa igual ao pobre menino que ficou com medo do ser orgânico feroz nas palavras serviu  de desculpa para que o garoto não acreditasse mas em nenhum tipo de legume.
                                 Nada contra os naturebas , orgânicos e como poderia ser ,pois me alimento de forma saudável , mas sem essa bizarrice toda de que você vai morrer se comer ou deixar de comer aquilo, se fosse por isso eu e minha geração (na faixa dos quarenta anos) estaria toda envenenada pela seleta de legumes, ervilhas e milhos enlatados que comeu durante décadas e o que é melhor sem culpa quando não assistia o Fantástico ou encontrava um militante verde fanático.

                                  
                                           
                                            NEM TUDO É MENTIRA

nemtudoementira@gmail.com




terça-feira, maio 14, 2013

Era da opinião Formada Sobre Tudo





                               Você bem que se esforça para uma pessoa antenada, mas cadê memória para armazenar tanta informação sobre cultura, política , esporte , futilidade e o que rola na internet  isso do twitter da barraqueira Luana Piovani ao melhor vídeo ou hit de todos os tempos da última semana. E também o último modelo usado da Beyonce e por que não da Tati Quebra Barraco? E das rusgas que o roqueiro Lobão , agora dublê de escritor e encrenqueiro profissional , soltou em cima dos seus colegas de profissão e também da polêmica decisão de retirada dos dois seios da atriz Angelina Jolie.  Manchetes estas que ninguém, mais lembrará na próxima semana, mas que se você não soubesse não teria assunto com ninguém.
                          E o pior que além de você ter que está “plugado” em todos os assuntos da internet, ainda tem que saber tudo o que rola no seu círculo de amigos, seguidores, curtidores, sem se sentir angustiado de estar por fora do que acontece é o que chamam de nova síndrome chamada F. O. M.O  (Fe (Fear of missing out) ou o medo de ficar fora do que acontece, como se fosse cobrado a você saber de tudo isso.
                          O que se pode dizer que chegamos na Era da Opinião Formada Sobre Tudo , como dizia Raul Seixas em uma das suas letras , embora tenho certeza que o  músico não sentiria orgulho que o mundo saiba tudo superficialmente , tantos assuntos úteis ou inúteis com o propósito de se estar inteirado nos grupos , sem sentir-se um peixe fora da água.
                               Principalmente, quando se na época em se queria ter uma opinião sobre tudo, o mundo era menos complicado, onde a internet não existia , a televisão era o maior veículo de distração em qualquer residência , o cinema e os livros eram melhores alternativas para o lazer e era gostoso decorar o nome dos atores , diretores, escritores  e não saber quem é “ it girl” do momento e decorar suas frases que com certeza não irão mudar o mundo , mas irão vender muitos sapatos da marca de que ela tiver calçando. Sem deixar de dizer que ou você posicionava politicamente ou era  direita ou de esquerda.
                               A falta de acesso ao google e suas milhares ferramentas não existiam e não se era obrigada a saber a sobre a última exposição do momento que aconteceu na China e nem ao redor do mundo e o menu completo dos melhores restaurantes do planeta , não havia cobrança sobre o seu pseudo conhecimento como agora , na verdade você sabia ou não sabia sobre qualquer assunto e não sabia só um pouco e não  decorava a wikepédia. E como se pode de dar conta disso tudo, principalmente quando além de tudo isso você tem que trabalhar , ganhar dinheiro, namorar, cuidar de filhos e diversas outras coisas. Será  que conseguem?
                               Ufa! Prefiro então estar desconectada e descurtir essa tal F. O. M. O e me esconder numa casa de campo , cheia de livros e gibis velhos e por que não ouvindo clássicos do rock e da velha MPB.

Nem tudo é mentira.



nemtudoementira1@gmail.com

quinta-feira, maio 09, 2013

O Hormônio Ululante


                 

      Antigamente quando se ficava menstruada era quase um segredo , via na farmácia senhoras comprando envergonhadas seu pacote de absorvente, escondia dentro da bolsa como se fosse o mais sangrento segredo. Mas hoje em dia a coisa é tão diferente que o que você mais lê pelas redes sociais , são mocinhas e mulheres algumas já bem maduras declamarem em alto e bom som sua Tensão Pré Menstrual , da forma mais esdrúxula li as seguintes frases das tensionadas senhoras e senhoritas:


  • Estou há 24 horas com dor de cabeça, quero chorar. TPM te exorcizar.
  • Aviso : Estou de TPM  e da pior espécie.
  • Estou de TPM , se tu me irritar te mando para Turquia.
  • TPM é pouco o que eu sinto não tem nome.
                      Não sei o que sente a moça lá em cima, mas TPM tem seus transtornos , não sei se  assim tão fortes a ponto de exorcizar alguém ou manda-la para qualquer outro lugar, além da Turquia. Se há especies não sei. E obvio que sinto sintomas da famosa TPM , que só se acentuam quando lembro dela ou quero usa-la de desculpa para algum desatino que possa ter cometido. 
                    Não estou dizendo que a Tensão pre menstrual não exista  o que seria ir contra a própria ciência , mas não podemos culpar a senhora Serotonina , produzida pelas nervosas células e responsável pelo humor e pela falta dele nesse período pre menstrua. Falo isso por que além das frases que li , ouvi histórias de gente que raspou o cabelo, tacou fogo no colchão , o que para mim ultrapassa a três letras e deve ter outro nome de síndrome.
                     E nem digo que escrever e descrever os sintomas da sua tensão pre menstrual numa rede social seja um gesto diferente de tacar fogo no colchão , embora alguns dos anúncios sejam engraçados , a maioria deles é repetitivo e chato, o que me faz sugerir as anunciantes colocarem para os amigos de sua rede social  o ciclo menstrual mensal, para que assim o leitor de seus atacados links a bloqueie nesse período em que seu hormônio esteja ululante, parafraseando o escritor  Nelson Rodrigues que popularizou essa palavra quando utilizou a expressão "óbvio ululante" que significa uma coisa tão óbvia  ou que está "na cara". O óbvio ululante é título homônimo de um genial livro de crônicas que não se limitam a crítica social, politica , mas englobava artes, futebol , amigos e , é claro sobre si mesmo. O que por si só seria e o é muito mais interessante, do que saber das cólicas e lamentações das moçoilas queixosas por estarem com seus hormônios ululantes .

Nem tudo é mentira.



nemtudoementira1@gmail.com







              


                   


.

quinta-feira, maio 02, 2013

Espelho, espelho meu

                     


                      Tem momentos da vida que você se surpreende com suas reações em situações inusitadas da sua vida. Logo você tão explosivo/irritado/ciumento conseguiu se controlar no momento que sua namorada dançava loucamente na boate, que seu sócio cometeu erros no seu trabalho. E você conseguiu ter uma reação calma, contemporizadora , bem diferente do seu histórico de vida. O que faz você mesmo perguntar a você; " Quem é esse que tomou essa atitude?". A minha resposta é você.
                         Incrédulo da sua atitude , por que ? Você não é um personagem de filme , que tem o roteiro pronto , com as falas definidas e nem sabe o final , muito menos se ele vai ser feliz, como nos filmes. A vida não é pronta e nós somos pessoas reais , cheio de dúvidas , contradições , o que pode fazer mudar de atitude a qualquer momento, embora você tenha decorado seu texto e pior tenha acreditado na íntegra no que você mesmo escreveu, sempre vai aparecer situações que você surpreenderá consigo mesmo.
                         Acredite o texto do seu personagem nunca termina, para os espiritualistas nem mesmo com a morte e que vivemos em eterno aprendizado , já que em situações em que você espera reação coerente com o que você selecionar ou preferiu para adequar ao cenário de sua vida.
                       Embora você tenha optado por opiniões sensatas, seja cheio de boa conduta , se revelará quando em  uma situação inusitada. E ai, o outro personagem , sendo antagonista ou protagonista, mocinho ou vilão , uma hora surgirá e você se assustará por descobrir por saber que existe o "você verdadeiro" , dentro de você mesmo, que pode ter aparecido pela primeira vez, pois é você unicamente você.

Nem tudo é mentira

nemtudoementira1@gmail.com

https://www.facebook.com/nemtudoementira

https://www.twitter.com/noemytitan