quarta-feira, setembro 26, 2012

Fotoego.com


                  
                       Há meses atrás uma crônica criticando o uso abusivo do ato de fotografar (câmera digital, Iphones, smartphone, etc...), antes restrito aos fotógrafos de celebridades ou paparazzi , hoje é considerada quase uma compulsão social.
                  Reitero a crítica, pois fiquei impressionada com tala to quando fui há algumas exposições e percebi o número de pessoas , que não conseguia admirar nem por uns instantes a obra de arte a sua frente e quem sabe tentar uma experiência mais intensa com a própria obra “in loco”, sem que tirassem do bolso ou bolsa o celular para tirar uma fotografia, as vezes até mesmo de uma outra fotografia.
                  Não sou conhecedora de artes plásticas e fotografia em geral, mas com a pouca cultura que tenho no ramo, gosto de  admirar , cultuar um bom quadro ou vários quadros , quando estes realmente me atraem , fico extasiada quando percebo que aquela pintura mimetiza uma fotografia de tão realista que se traduz.
                  Falo isso , por que realmente não entendo alguém que se coloca o tempo todo através de uma lente fotográfica ou telefônica o que hoje dá no mesmo e posem de fotógrafos profissionais plagiando a obra do outro. Para quem sabe serem admirados em suas redes sociais pelas obras de artes de terceiro expostas. Por que provavelmente deixou o que poderia ser uma experiência de cultuar o que estava na sua frente para cultuar a si mesmo ou na outra probabilidade menos provável é que a visão de si é tão grande que o sujeito não consiga guardar a imagem de um belo quadro por muito tempo.
                  Na verdade é igual ao fulano de tal que posta no facebook sua foto e depois ele mesmo curte é quase como cantar os versos da canção Sampa de Caetano Veloso , para por fim encerrar essa crônica :
É que Narciso acha feio o que não é espelho

Nem Tudo é mentira.
nemtudomentira1@gmail.com

terça-feira, setembro 18, 2012

Coerente,eu?




Houve um tempo que eu achava o máximo aquelas pessoas cheias de opiniões para tudo, de certezas e verdades inquestionáveis. Tinha uma verdadeira admiração por elas , ao ponto de um dia querer me tornar uma delas.  Mas hoje  confesso que fico aliviada de nunca ter conseguido ser assim. 
         Imaginar ficar paralisada em um determinado estilo de vida , me dá arrepios. Ter sempre um entendimento, uma razão ou explicação para tudo e para todos. Isso é algo que não condiz com a montanha de pensamentos diferentes, cada vez mais cheios de poucas certezas, que passam pela minha cabeça.
         Tenho preguiça dessa gente que acha tudo tão coerente e que repete rituais e conceitos uma vida inteira para não errar ou pelo menos tentar não errar ,o que é impossível , embora o mais coerente dos mortais também erre.
         O único fator que faz o “Coerente” errar menos que você e que eu , é fato dele não  se arriscar, exatamente por que ele tem aversão de mudança e assim fica fácil manter a vida sob controle. Ele o "Coerente" se conforma e acredita que o certo é o certo e o errado é o errado, um clichê clássico como toda a vida dele . Imaginar que o errado possa ser o certo e o certo possa ser o errado ;é missão impossível.
         E o defeito pior do “Coerente” é que o mesmo é um crítico feroz da vida alheia. Claro  que, nunca da sua vida esta é blindada da redoma de proteção diante aos seus preceitos e concepções. O incrível é achar que resolve a sua vida e dos que o rodeiam em cinco minutos. Achar soluções para tudo é o seu dito, que inclui também seguir a  a cartilha da “correta da vida” ,como se houvesse realmente uma cartilha para viver. Meu caro Coerente , onde foi para a sua coerência?
         Não levanto a bandeira da incoerência, mas acho a coerência em demasia chata. E vou continuar a dobrar a esquina diversa da minha casa, fazer o caminho mais longo dela e vê novas paisagens. Trocar a dial do rádio. Sair sem protetor num dia ensolarado. Assistir um ópera pela primeira vez na vida. Ler um romance mamão com açúcar. Gastar mais do que posso. Faltar o trabalho no dia de semana. Terminar um relacionamento. 
         E lamento você, que não consegue fazer isso, por que segue em frente na sua linha coesa de pensamento e preso a seus próprios padrões. Optei seguir aprendendo como dizia o genial Raul Seixas: “prefiro ser  uma metamorfose ambulante ,do que ter uma velha opinião formada sobre tudo.”  
                                        Nem Tudo é mentira



nmetudomentira1@gmail.com









terça-feira, setembro 11, 2012

Private


    
  Privacidade nas redes sociais? faça-me rir,caros amigos. Basta você usar a internet seja de qualquer forma que você está  sendo vigiado .  Não acredita ?Experimenta colocar o seu próprio nome no Google. “Ah!” Tomou um susto não foi?E olha que nem famoso você é para quantidade de descobertas com o seu nome .Imagina se fosse.
 Percebeu que há comentários seus em todos ostipos de sites , até mesmo aquele que você reclama que a sua televisão novaveio quebrada e a empresa se recusa a realizar a troca. Ou naquele site de criticas de filmes , que “taca o pau” naquela comédia rasgada que você adorou e ficou roxo de tanto rir. E não entende por que os críticos não gostaram. Será que é você que não sabe nada da sétima arte ou o crítico é um chato , exigente , com falta de humor e também não entende nada de cinema,nesse caso os dois podem não saber nada de filmes e serem meros amadores dentro de sua crítica ou elogio.
Falo isso por que achei engraçado as inúmeras manifestações ,feitas nas redes sociais onde muitas pessoas ,copiaram um requerimento deprivacidade , onde declaram que não permitem a utilização de suas imagens ,informações e comentários por ninguém.
E mais engraçado de tudo é que notifica o “outro”  que este está proibido de de revelar, copiar, distribuir,divulgar ou tomar  para si o que sigilosamente foi escrito numa rede social. Para quem , cara pálida? . Ainda que as  informações são confidenciais,com um breve detalhe é que o FBI não sabia que você era um agente duplo, daqueles que colhe e fornece informações ao mesmo tempo.
A pergunta que não quer calar é : Alguém realmente leu e interpretou esta estúpida declaração?. Ou ainda não tinham feito o  simples teste do Mr. Google, que indiquei acima.  Viram como anda devassada  suas vidas?Acharam pouco? Não se preocupem,para tudo tem uma solução é só utilizar-se de uma outra rede social muito eficaz para seqüestradores e que permite indicar o local em que você está. E olha que legal , ela também permite que você procure seus amigos que estejam esteja próximos a você.
 Ora caro leitores , quanta idiotice pedir privacidade nas redes sociais. É quase igual a sair pelado na rua. E ainda se ofender quando te olham assustado. E perguntar : “ Tá olhando o que?”

Nem tudo émentira