sexta-feira, dezembro 02, 2011

Jogo do contente


Uma espirituosa amiga postou numa rede social , que há três anos seguidos , dias antes do seu aniversário uma manga cai no vidro de seu carro , espatifando-o. E que nesse ano o ocorrido não poderia ser diferente e o amarelo da fruta misturou-se mais uma vez aos estilhaços da vidraça.
            A queda de frutas nos carros dos cidadãos não é incomum quando falamos da cidade de Belém, onde túneis de mangueiras cobrem a cidade e salvam do calor realmente tropical , que há no norte do país. O raro acontecer é a casualidade do fato acontecer sempre dias antes do aniversário da amiga.
            Assim diante  a postagem feita , os amigos fizeram vários comentários sobre a falta de sorte , inferno astral, mandingas e outras superstição que dizem existir antes do aniversário.  O que ela , minha amiga, como se estivesse sorrindo , respondeu: “ Antes no vidro do que em mim.”
            Os ditos comentaristas , não crédulos diante de tanto despojamento , creditaram a ela um tamanho otimismo, característica real da personalidade dela. Em resposta a tantos elogios ela disse: “Gente, eu li os dois volumes de Pollyana e brinquei muito do jogo do contente.”
            Para quem , não conhece o livrro é um clássico da literatura infantil, de Eleanor H. Porter, que uma menina órfã vive sua vida segundo regras do “jogo do contente” , uma brincadeira que consiste em sempre encontrar o lado bom das coisas. Mais do que um personagem com sua alegria quase irritante , Pollyana virou um adjetivo para definir os otimistas incorrigíveis.
            Embora  o mundo de Pollyana não exista, os problemas não são sempre as coisas que te acontecem  , mas o que você faz com as coisas que te acontecem. A gente sabe que não tem como evitar que situações desagradáveis , na minha , na sua vida, mas a maneira como você reage é que vai definir o proveito que você tira da situação , não importa quão difícil esta seja.
E que as mangas não parem de cair nos carros.
Nem tudo é mentira
http://twitter.com/nemtudoementira
nemtudoementira1@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário