terça-feira, agosto 16, 2011

Qual o crime do burro?


Passava em frente a banca de jogo de bicho , quando ouvi um sujeito falar em tom bem alto, quase um grito:
" Tenho certeza, amigo. Hoje vai dar burro na cabeça."
Olhei pra trás curiosa , reparei no bicheiro balançando a cabeça assertivamente e anotando as apostas, com o semblante de quem diz : "Esse é mais um que vai dá com os burros n' água."

 Curiosa ainda tentei ouvir o motivo pelo qual o homem narrava ao bicheiro o porquê da aposta e também quase voltei e fiz uma fezinha, mas não sou adepta a jogos de azar. Embora há semanas estou obcecada com esse bicho e empaquei no mesmo assunto.A cisma é tanta que fiquei imaginando : Como seria o cruzamento da égua com o jumento? E que dá origem ao burro e que nascendo fêmea cham-se mula. Fácil de concluir que o burro nascendo de inusitada linhagem ou cruzamento ou seja não nasce por si só , pois ele mesmo é  estéril, não pode ter filhos.

Sendo machos ou fêmeas e a nomenclatura sendo diversa : burro ou mula , a função dos dois é igual , pois nascem para cumprir o mesmo destino. Desde que era utilizado pra puxar carroça , serviço que até hoje faz , embora seja menos usual e de menor valia no mercado. Já que antes da era automobilística diminuiu bastante o valor de mercado, pois antes ter um bom burro era também ter um grande saco de moedas.

E ainda obcecada em saber mais e mais  sobre o simpático bicho , li  uma outra frase, acho que de autoria do Poeta da Vila , Noel Rosa , que me deu um comichão de curiosidade :

" Qual foi o crime que o burro cometeu para ser condenado a trabalhos forçados?"

Nem tudo é mentira.
nemtudoementira1@gmail.com

2 comentários:

  1. E pior: por fazer esses trabalhos forçados é que deve ter virado adjetivo "burro"!

    ResponderExcluir
  2. A idéia é essa Alessandra.rsrs

    ResponderExcluir