quarta-feira, julho 04, 2012

Simplesmente Gil



foto : Noemy Titan
Pode parecer loucura , mas  todas as vezes que ouço o Gilberto Gil lembro do Sítio do Picapau Amarelo , com a música de abertura tocada pelo cantor povoou toda a minha infância, junto com a obra do outro genial da literatura Monteiro Lobato e seus personagens fantásticos , que me faziam sentir morando naquele lugar , sendo neta da D. Benta e prima de Narizinho, Pedrinho e o melhor ter como amigos a boneca Emília e o Visconde Sabugosa.
         A contribuição das peripécias do sítio me fizeram prestar atenção e me encantar com um dos mestres da nossa MPB , conhecer as músicas de Gil foi mais que um presente , foi como diz os versos de sua canção com João Donato : “ a paz invadiu o meu coração”.Acho que também foi por culpa do Gil , que abri a porta para ouvir os outros integrantes da Tropicália como Caetano, Gal , Bethânia e Tom Zé.
         Ainda festejando os 70 anos de idade desse mestre que foi na semana passada,  posso então dizer que o sítio foi tal como um Gil que passou em minha vida, parafraseando outro bamba da música brasileira Paulinho da Viola , alias outro que também faz aniversário de setenta anos esse ano , junto com Caetano e Milton.
         O que faz crer que em 1942, os céus deveriam estar realizando um grande e talvez maior festival da canção nacional quando deixou descer a terra os quatros grandes mestres , uma verdadeira ode a música. Ou simplesmente quiseram falar a nós pobres mortais _” quem canta seus males espanta”. Se é isso então , vamos lá :
                            “ Marmelada de banana, bananada de goiaba.
                            Goiabada de marmelo
                            Sítio do Picapau Amarelo, Sítio do Picapau Amarelo...”
Nem tudo é mentira.




Nenhum comentário:

Postar um comentário