segunda-feira, julho 23, 2012

Horário Nobre


Há poucos dias no twitter li um post onde um  cidadão perguntava : “O brasileiro consome tanto café como novela. Nunca fizeram um estudo sobre isso? “. Se fizeram essa pesquisa eu realmente eu não sei, mas consumo os dois _ respondi na ponta da língua , aliás sem culpa nenhuma. Li algumas respostas sobre o tema e algumas pessoas diziam consumir um ou outro , por motivos diversos. E uma resposta onde um a pessoa dizia que não consumia nenhuma das coisas e intitulava-se por isso não brasileiro.
Não sei se o camarada é brasileiro mesmo ou deixa de ser por conta de um gosto próprio diferente da maioria. Como dizia Nelson Rodrigues :“ a unanimidade é burra.” Pode ser mestre Nelson, mas eu  adicta confessa da cafeína não deixo de tomar minha xícara antes de trabalhar .
 E quanto a novelas é tão antigo esse preconceito contra elas , que nem imaginei que ainda existisse , quando atualmente sabe-se que a novela, antes tão criticada por intelectuais e hoje considerada um produto cultural.
Hoje mesmo  li um discurso inflamado de uma leitora de um jornal de grande circulação paulista , um texto chato  e antigo criticando o sucesso do momento na telinhas que é a novela “ Avenida Brasil”, serve apenas para emburrecer a população. Embora , a crítica leitora soubesse mais da trama  e do perfil mais dos personagens do que eu, assídua telespectadora da novela, não estaria a leitora emburrecida também.
O fato que burros ou não a novela é um sucesso de crítica, não se ouve falar em outra coisa, as redes sociais estão empestadas dela, as colunas e crônicas dos antigos intelectuais renderam-se a novela e também ao talento do autor João Emanuel Carneiro e de sua trama , como há muito não se via. Trama bem montada , com personagens dúbias em relação a ética, amorais , que falam o que pensam , sem pudor algum , acertou em cheio o telespectador e isso sim  é unânime.  
E com certeza o pacato cidadão na sua pesquisa descobriria que o brasileiro mais  consome agora é a novela Avenida Brasil. Querendo ou não os detratores da novela , mas assim Carminha a Humanidade.

Nem tudo é mentira.




Um comentário:

  1. Oi Noemy, Muito legal, o seu blog, interessante!

    Estou seguindo e compartilhando.....

    Abraços...

    de : Rogério

    http://brasilfilmesonline1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir