sábado, junho 18, 2011

A beleza politicamente incorreta


Uma das maiores atrizes francesas, Catherine Deneuve esteve no Brasil para lançar seu novo filme Potiche: Esposa Troféu, no Festival Varilux de Cinema Francês. E deu o que falar quando acendeu um cigarro, durante uma coletiva de imprensa, em local fechado.
         A balbúrdia após o simples fato foi tanta, que fez a atriz declarar espanto com a formalidade dos brasileiros, pois na França ainda é permitido fumar em locais fechados.
         Não fumo há mais de dois anos, vício difícil de largar e convivo com uma legião de amigos fumantes, confesso que as vezes me incomodo com o “fumacê” deles, mas não reclamo ou peço para apagarem o cigarrinho. Acho um saco essas pessoas que param algum tipo de vício e querem que o outro também pare.
         Como também, acho rígida demais a Lei Antifumo, que proíbe o fumo em locais fechados e não deixa que os estabelecimentos comerciais e empresas coloquem cinzeiros nas suas calçadas: o que faz com que as ruas virem enormes cinzeiros.
         Não faço apologia a nicotina, pois se fizesse não tinha parado de fumar, mas não gosto de proibições desse tipo. Na verdade fico pouco à vontade com proibições, prefiro o proibido proibir. Acho que o mundo de hoje, com sua mania de ser tudo politicamente correto, menos (é claro!) a nossa política nacional – essa está longe de um dia ser –tornou-se chato.
         Hoje não se pode dizer isso ou aquilo pois pode ser levado como ofensa ou apologia, não se pode fazer determinadas coisas pois podem ser consideradas mau exemplos. Consideram a descrição da Tia Anastácia da obra de Monteiro Lobato repleta de conotações racistas e pejorativas ao povo negro - ou devo falar afrodescendente?
         O fato é que nem tudo que dizemos ou fazemos é certo ou errado, mas as conclusões que tiramos. Acredito que o humor e uma pitada de malícia são também questionadores de opinião e comportamento.
Embora muitos não possam gostar eu concordo em número e grau com a Bela “Deneuve” da Tarde, que falou em alto e bom som: “Sou absolutamente contra o politicamente correto e isso não é uma declaração de guerra.”




 Dica :  A Bela da tarde (Belle de jour) - filme francês de 1967, dirigido por Luis Buñuel, estrelado pela nossa estrela incorreta , interpretando uma jovem rica e infeliz que procura um discreto bordel para realizar suas fantasias sexuais ou conseguir o prazer que o marido não lhe dá



                                                                            
                                                                             nemtudoementira1@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário