terça-feira, junho 29, 2010

Cartão Vermelho, Seu Juiz.

Na primeira e talvez a melhor partida das oitavas de final Copa do Mundo entre Alemanha e Inglaterra , em que venciam os alemães pelo placar de 2 a 1 , quando um chute forte dos ingleses bate na trave e entra 33 centímetros para dentro do gol e sai de lá direto para as mãos dos goleiro. Quando gritava pelo empate , minha voz emudeceu diante do tento não validado pelo juiz do jogo , um uruguaio de nome de Larrionda. Mal pude acreditar.


E no mesmo dia , na outra chave das oitavas de finais , qual não surpresa um gol dessa vez marcado pelo atacante Tevez da Argentina , em completo impedimento e o que é pior mostrada pelo telão do estádio , deixando os mexicanos loucos com a injustiça que cooperou que eles fossem embora mais cedo para casa. Não que eu ache que ganhariam a partida.

O que tirou as partidas que deveriam ser o foco pela grandeza do futebol das seleções até agora apresentadas foram apagadas pelos erros grotescos dos juízes das partidas que segundo a Fifa são gabaritados para apitar partida de Copa do Mundo. E o que é pior não ganham um cartão vermelho dessa entidade.

O que nos faz refletir e mais ficar pensando senão seria o caso de contar com o recursos eletrônicos para evitar injustiças como essas no futebol. O que não era cabível de discussão entre os membros da FIFA , que antes da Copa afirmaram que um dos motivos para deixarem de usar a tecnologia seria pela universalidade do futebol e por ser o futebol um esporte dinâmico, a necessidade de parar a partida a todos os momentos para elucidar dúvidas quebraria o ritmo de jogo e este ficaria monótono com tantas interrupções.

Além de que para alguns a utilização desses recursos podem acabar com a magia e polêmica do futebol , que segundo os puristas do futebol envolvem também a discussão sobre os erros de arbitragem e que os torcedores adoram debater sobre os incidentes da partida.

O fato que, com os erros gritantes e desconcertantes da arbitragem na Copa essa polêmica voltou à tona com força total e espero que a Fifa descida se pode ou não continuar sem a ajuda de olhos mecânicos ou de uma outra solução , pois também não podemos esperar quatro anos para ver o maior evento futebolístico e darmos de encontro com cenas vergonhas assistidas , em quem devia levar o cartão vermelho era o juiz e assistentes da partida.

Nem tudo é mentira.

Um comentário:

  1. Está caracterizada a incompetência humana ao arbitrar os modernos jogos de futebol. Os estádios estão repletos de câmeras que apresentam imagens em tempo real e em altíssmima resolução. Não há mais aceitação por parte do torcedor, ficar à mercê da VISTA GROSSA proposta pelos juizes. A tecnologia sempre veio para aprimoramento com capacidade elucidatória em diagnósticos que escapam à visão

    ResponderExcluir