segunda-feira, abril 29, 2013

A idade sem a qual não se vive


            


        Acho que o Brasil é um dos lugares do mundo que mais se cobra  essa coisa da idade, falo isso por que li estatísticas que depois dos americanos, sempre os americanos, os brasileiros estão em segundo lugar no que diz respeito a tratamentos estéticos , tudo isso para manter a juventude, onde se injeta coloca um “elixir” na sua maioria caro para manter a tão preciosa juventude, existe até um livro chamado : Antiaging. O que ensina a barrar o envelhecimento antes 20 anos de idade.
          Ora, caro leitores não vou dizer que não preocupo com minhas rugas, embora ache que a maioria delas conte a minha história ou alguma delas. Pois uso meus cremes (caros), lavo com sabonetes dermatológicos importados, entre um e outro procedimento para me manter bonita. Deixo claro , que não tenho nada contra quaisquer tipo de procedimento e confesso que talvez nunca os fiz por ter medo dessas coisas o que não quer dizer que não fico tentada a provar do meu próprio veneno.
          Embora ache exagerado esse culto ao não envelhecimento , a coisa de não ter idade , pelo menos com nós mulheres. Até por que perguntar a idade delas é uma afronta e não faz parte de algum dessas cartilhas de etiqueta. E o pior é quando algumas mulheres se fazem de senhoras descoladas e mentem a idade que tem, para ouvir das outras a seguinte frase: “Jura? Não parece.” O que me pergunto se é bom ou ruim ouvir isso , principalmente quando o outro sabe a verdadeira idade.            
            Ainda que se tente reverter o fantasma da idade, do envelhecimento , não há como tentar fugir é um puro devaneio , infantilidade ou como mesmo disse Goethe : A idade não nos torna adultos. Não! Faz de nós verdadeiras crianças."
            E nas antenadas no “não  envelhecimento” , que atendem a solicitação da sociedade da compra da juventude , só nos resta ficar penalizada quando não fazem em cima dela , nenhuma crítica em cima disso. Só posso lamentar e dizer a elas que hoje a coisa mais moderna que existe na vida é envelhecer ou pelo menos saber envelhecer.

Nem tudo é mentira.

www.facebook.com/nemtudoementira


2 comentários:

  1. Oi Noemy. Como vai?
    Passei por aqui pois, quando tenho um tempinho sempre gosto de olhar e ler as notícias e "falar" um pouco com os amigos.
    Um artigo elucidativo para aquelas senhoras que não querem envelhecer, custe o que custar.
    Eu sou portuguesa e já tenho 60 anos e não tenho problemas em dar a conhecer a minha verdadeira idade. Muitas pessoas me dizem que "não parece" mas eu respondo que, mesmo que não pareça, eles estão cá.
    Não sabia que o Brasil era o segundo país onde se faziam mais cirurgias plásticas para parecer 20 anos mais jovem.
    É claro que ninguém gosta de ser chamado de velho mas, na minha opinião, mesmo que pareçam mais novas, do que serve se o organismo vai perdendo as suas faculdades?
    Se fosse, de facto, para rejuvenescer 20 anos a todos os níveis, tudo bem. Mas como a idade não perdoa... Não sou contra as pessoas que fazem essas cirurgias. Se fazem é porque têm dinheiro e talvez para aumentarem a sua auto-estima. Estão no seu direito.
    Eu não faço nada a não ser usar algum creme mais barato porque não há dinheiro para os caros.E, no final do artigo deixa uma frase muito acertada com a qual concordo totalmente... "ou pelo menos saber envelhecer."
    Gostei muito do seu artigo. O que me cativa neste mundo virtual é a quantidade e qualidade de muitos artigos. E, como se costuma dizer, todos os dias se aprende.
    Beijinho de parabéns.
    Um grande abraço.
    PS. Pelo menos podemos escrever sobre tantos temas que, à partida, até nem nos apercebemos que existem tantos temas a ser debatidos. Boa continuação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Helena ,
      Que bom que gostou da crônica, fico feliz de ter leitores do outro lado do oceano.
      Também não sou contra , mas quis fazer uma crítica ao exagero de tanto procedimento.
      abraço.

      Excluir