terça-feira, junho 29, 2010

Cartão Vermelho, Seu Juiz.

Na primeira e talvez a melhor partida das oitavas de final Copa do Mundo entre Alemanha e Inglaterra , em que venciam os alemães pelo placar de 2 a 1 , quando um chute forte dos ingleses bate na trave e entra 33 centímetros para dentro do gol e sai de lá direto para as mãos dos goleiro. Quando gritava pelo empate , minha voz emudeceu diante do tento não validado pelo juiz do jogo , um uruguaio de nome de Larrionda. Mal pude acreditar.


E no mesmo dia , na outra chave das oitavas de finais , qual não surpresa um gol dessa vez marcado pelo atacante Tevez da Argentina , em completo impedimento e o que é pior mostrada pelo telão do estádio , deixando os mexicanos loucos com a injustiça que cooperou que eles fossem embora mais cedo para casa. Não que eu ache que ganhariam a partida.

O que tirou as partidas que deveriam ser o foco pela grandeza do futebol das seleções até agora apresentadas foram apagadas pelos erros grotescos dos juízes das partidas que segundo a Fifa são gabaritados para apitar partida de Copa do Mundo. E o que é pior não ganham um cartão vermelho dessa entidade.

O que nos faz refletir e mais ficar pensando senão seria o caso de contar com o recursos eletrônicos para evitar injustiças como essas no futebol. O que não era cabível de discussão entre os membros da FIFA , que antes da Copa afirmaram que um dos motivos para deixarem de usar a tecnologia seria pela universalidade do futebol e por ser o futebol um esporte dinâmico, a necessidade de parar a partida a todos os momentos para elucidar dúvidas quebraria o ritmo de jogo e este ficaria monótono com tantas interrupções.

Além de que para alguns a utilização desses recursos podem acabar com a magia e polêmica do futebol , que segundo os puristas do futebol envolvem também a discussão sobre os erros de arbitragem e que os torcedores adoram debater sobre os incidentes da partida.

O fato que, com os erros gritantes e desconcertantes da arbitragem na Copa essa polêmica voltou à tona com força total e espero que a Fifa descida se pode ou não continuar sem a ajuda de olhos mecânicos ou de uma outra solução , pois também não podemos esperar quatro anos para ver o maior evento futebolístico e darmos de encontro com cenas vergonhas assistidas , em quem devia levar o cartão vermelho era o juiz e assistentes da partida.

Nem tudo é mentira.

sábado, junho 26, 2010

A pátria nas chuteiras estrangeiras


Impressionante o aumento do número de jogadores que mudam de nacionalidade só para jogar na Copa do Mundo ou seja das 32 seleções disputando a Copa, vinte quatro delas  possuem jogadores “ estrangeiros , somente 8 (oito)  seleções , dentre elas, o Brasil. Uruguai, Espanha, África do Sul, Inglaterra , Eslováquia e Eslovênia , não fazem parte desse seleto grupo.


O caso é tão curioso é que na seleção da Argélia , que tem de 15 a 17 de seus jogadores nascidos na França , sua colonizadora e que o pior se naturalizaram argelinos somente após o país africano ter conseguido a classificação na Copa do Mundo e muitos destes só vestiram a camisa da seleção argelina em jogos oficiais durante a Copa. Se pensarmos assim , a nossa vingança nas duas derrotas de 1998 e 2006 em face a França , foi também dupla , pois suas duas seleções foram eliminadas da Copa , logo na primeira fase.

Diferentemente dos clubes que podem comprar quaisquer jogadores e transformar suas equipes em  mais fortes do que quaisquer seleções , os países dão passaportes a estrangeiros com uma chance de se destacar no cenário futebolístico internacional, e esses atletas utilizam-se do melhor cenário que a Copa do Mundo para conseguir contratos milionários em clubes de preferência europeus.

Desvalorizando com isso a Copa do Mundo e principalmente pela descaracterização e pela perda da identidade das seleções nacionais que não brigam mais pela hegemonia nacional , exemplo este estamos assistindo a do Mundo quando a legião européia de estrangeiros nem ultrapassou a primeira fase da Copa ou joga um futebol de baixíssima qualidade , enquanto todas seleções da América , exceto a estreante Honduras , ainda brigam pelo título.

Preocupação esta que faz o presidente da Fifa Joseph Blatter pensar em restringir o número de jogadores naturalizados , o que com certeza vai gerar uma empecilho no princípio da livre circulação da União Européia ,mas acho que pelo menos irá fortalecer as seleções e principalmente dar força as ligas nacionais da África, Ásia e América do Sul , que é maior vítima da saída precoce de jogadores, , onde o Brasil é um grande exportador e quem sabe na Copa de 2014 , realizada aqui , teremos a metade dos jogadores vindos do Brasil, seguido de outros exportadores como Alemanha, França e Argentina.

• DICA : para quem nunca leu o Livro Pátria de Chuteiras , novas crônicas de futebol do dramaturgo Nelson Rodrigues.

quinta-feira, junho 24, 2010

Au revoir - Domenech


Ainda no tema Copa do Mundo e sobre os comportamentos dos técnicos de futebol , escrevo hoje sobre o  do nariz empinado técnico da seleção  francesa Raymond Domenech , que após ter perdido a partida para a fraca "bafana bafana" ou seleção sul africana ,  que despachou os franceses ainda na primeira fase para casa. O que não foi o pior vexame para os franceses , mas sim a falta de educação do senhor Domenech que recusou-se a apertar a mão do treinador adversário , no caso o brasileiro Carlos Alberto Parreira , conhecido pela sua cordialidade . E o que é pior acusou o professor Parreira de ter dito que a " França não merecia estar na Copa" , que em nenhum momento lembra-se de ter proferio tais palavras . Lamentando-se do episódio e também cutucando o francês com as seguintes palavras : "Ficou provada a razão de ele [Domenech] estar do jeito que está no seu país. Há razões suficientes para isso, que provam o motivo de não ser querido lá."
Para quem não sabe a  eliminação francesa vem sendo anunciada desde a crise que afeta a equipe nas eliminatórias da Copa , pelos desentendimentos entre a comissão técnica e seus jogadores que agravaram-se pelo destempero e falta de liderança , deste senhor  Domenech, o que gerou motins e greves nos treinos técnicos , expulsão de jogador desrespeitoso e pedido de demissão de dirigente comissão técnica francesa, o que reza lenda liderados pelo ex-jogador e ídolo  Zinedine Zidane.
E mesmo com todo o circo armado o francês assitia a tudo com ar de superioridade e indiferença o caos instalado na sua equipe e disparando na frente de todos os técnicos votos para ser eleito o mais antipático da Copa , que teve a votação encerrada quando recusou-se an frente de câmeras do mundo a apertar a mão de um colega de profissão , pelo jeito decidido a não compartilhar seu consagrado azedume com ninguém.
Au revoir franceses e Domenech

Flair play Dunga


Sou fã de futebol e toda Copa do Mundo deixo meu registro no Nem tudo é mentira sobre os acontecimentos do maior evento futebolístico do mundo, que infelizmente tem me encantado muito pouco , devido a baixa qualidade técnica das seleções , pela falta de motivação dos jogadores , pela péssima arbitragem e pelo descontrole dos técnicos de futebol , que a meu ver necessitam de um psicológo não só para seus jogadores , mas sim mas eles técnicos , que deram show essa semana de histeria , não é a tóa que estão sendo chamados de neuratécnicos.
Foi lamentável , que depois de uma incontestável vitória do Brasil sobre a Costa do Marfim, que o nosso treinador utiliza-se do seu cargo para proferir primeiramente palavrões ao juiz da partida e para a maior estrela do time adversário o jogador Drogbar. Posteriormente ofender em entrevista coletiva um profissional do jornalismo , com palavras de baixo nível. Inadmissível ver que um ex jogador , campeão mundial e que está no comando da seleção considerada um patrimônio nacional , não esteja acostumado com a pressão que o mundial só aumenta.
Inacreditável é ouvir as pessoas na rua é acharem ou darem razão ao "Zangado" treinador e ao seu comportamento agressivo e pouco educado , culpando a imprensa pelos seus destemperos. Sabemos que , existem no meio jornalístico, profissionais despreparados o que não justifica numa entrevista coletiva o treinador ofender o outro e o que é pior  dissimuladamente , talvez  fosse mais corajoso ,falar alto no microfone para que todos ouvissem suas ofensas, caso tenha sentindo-se  tão ofendido com uma discordância de suas atitudes pelo répórter
As pessoas como no caso do Dunga deveriam ter mais controle sobre sua agressividade , pois ela é um pressuposto para convivência , quem não sabe fazer isso  quando é contrariado , deve ser punido pelos excessos de destemperos, regras existem para isso.
No mais torço para nossa seleção , reconhecendo o trabalho de coesão do grupo feito pelo treinador , mas friso que a qualidade técnica dos nossos jogadores é superior a isso e é com ela que ganhamos os jogos , por tanto continuo a torcer para a nossa seleção , pelo " fair play" (jogo limpo) e pela boa educação.
Nem tudo é mentira.

terça-feira, junho 01, 2010

Pergunto?

Começo a crônica perguntando : Por que as mulheres sempre buscam motivos   para o término de suas relações amorosas? E o que pior justificam-se os seus próprios erros e apontam somente o do parceiro. Desejam saber a opinião sas pessoas mais próximas (parentes e amigos ) e nem tão próximos a fim de saber o que acham da versão do seu término de relação.
O engraçado é que o incessante questionamento sobre o assunto , não tem classe social, nível cultural ou qualquer outro fator , pois é unânime a dúvida das mulheres , para o fim do amor ou da relação amorosa, quem muitas vezes nem mais amorosa. Mas sendo a "unamidade burra" , conforme frase do dramaturgo Nelson Rodrigues, só nos resta saudar aos homens , nesse quesito , pois percebem quanta perda de tempo elocubrar sobre o fim da relação e agem de forma mais objetiva , pondo um ponto final na história, sem precisar explanar seus sentimentos ou dores ao mundo.
Pensei em escrever esse texto quando visitei há seis meses atrás a exposição da artista plástica contemporânea Sophie Calle, que realizou uma instigante exposição sobre o amor e a intimidade , quando a artista repassou o e-mail recebido do seu ex- parceiro colocando um ponto final na relação de ambos , a 107 mulheres de diferentes profissões , para que estas opinasse a respeito sobre fim de seu namoro o que acabou virando uma exposição mundial e uma super exposição pessoal. Me levando a saber o por que desse questionamento . Não seria mais fácil a aceitação? Agora tão curiosa como Sophie pergunto os motivos das mulheres explanarem sua mágoa, dor , amor , desamor do fim de uma relação?
a) consolo
b) vingança
c) dor de cotovelo
d) frustração
e) tristeza
f) outros
g) todas as alternativas abaixo.


NEM tudo é mentira.