quarta-feira, novembro 23, 2011

E o palhaço ,o que é?


Quando criança eu e meu irmão ficávamos ansiosos , assim que surgia um circo na cidade. Era um verdadeiro evento , assistir o espetáculo . Eu me imaginava fazendo acrobacias no trapézio , mesmo eu tendo medo de altura. Meu irmão dizia que ia ser motociclista quando crescesse , toda vez que via o barulhento e perigoso Globo da Morte, que eu tinha horror. Eu admirava os elefantes, embora enormes , parecem tão dóceis. Ele vibrava com o número do leão. Mas uma coisa tínhamos em comum ,as gargalhadas conjuntas que dávamos com o número dos palhaços.
Lembrei muito das minhas indas e vindas aos circos , quando assisti o último filme “ O Palhaço” do ator /diretor Selton Mello. Não é inédita a história, de qualquer forma, a imagem do palhaço triste, que pinta um sorriso sobre a boca, faz todos riem mas chora por dentro. E procura sempre alguém que o faça rir , na busca (literalmente) pela identidade.
O filme faz uma homenagem aos artistas mambembes cada vez mais raros nos dias de hoje , com seus espetáculos itinerantes , que traziam sempre no elenco “artistas internacionalmente conhecidos” e de países da Europa Oriental , fugidos do socialismo que fez parte dessa região.  E que junto com “nossos” artistas viajam pelas cidades brasileiras , tentando trazer alegria para a vida de seus moradores aparentemente tediosas.
Há nítida inspiração e um elogio a tradição brasileira do humor verbal , do tipo Oscarito, Mazzaropi  e Os Trapalhões. Evidenciado pela participação especial de Moacyr Franco, Jorge Laredo ,o eterno Zé  Bonitinho,  o garoto ortopé (nem tão garoto) Ferrugem, resgatando esses atores do ostracismo
Vale a pena assistir pela delicadeza da trama, simples, tocante, delicado e repleto de simbolismos. Uma trilha sonoro gostosa e uma fotografia linda , aproveitando o colorido do próprio circo. E principalmente por que faz voltar ao tempo, onde desde pequenos quando aprendemos a sonhar, ouvindo contos de fada ou fábulas de nossos pais e mestres.
“O gato bebe leite , o rato come queijo e eu sou palhaço. E você o que é?”

NEM TUDO É MENTIRA
http://twitter.com/nemtudoementira
nemtudoementira1@gmail.com

quinta-feira, novembro 17, 2011

Fonte da Juventude



Na crônica da semana passada  escrevi sobre a obsessão que tem algumas pessoas em manter a aparência jovens. Minha dúvida é saber , se esses que tentam descobrir a “fonte da juventude” , pelo menos física , conseguem transponir em comportamentos considerados “inapropriados” , para quem já ta na “meia idade” , do tipo : ter amigos e principalmente casos de amor , como o mesmo entusiasmo e intensidade de um jovem de 20 anos. Imagine, apaixonar-se daquele jeito. Ficar o dia baixando músicas e gravar um cd de trilha sonora para passar à noite com seu bem. E ouvir música e conversar até o sol nascer, sem preocupar-se com a hora e o trabalho no dia seguinte, não que isto não possa acontecer mais duvido que se tenha energia para agüentar por duas noites seguidas.
Achar que um encontro casual é sinal que o universo está conspirando em favor do amor de vocês. Acordar com um telefonema , no meio da noite do outro dizendo que está com saudades é tudo. Hoje ligações de madrugada só no caso de acidente ou morte.
 Ou mesmo achar que um livro , um filme ou uma canção pode mudar sua vida. Comportamentos assim, parecem tão indignos, quando se tem mais de trinta e seis anos, tais quais as pessoas que não se preocupam com o seu rejuvenescimento.
O mais engraçado que embora mais jovens que se possa parecer ,  não existe mais a petulância , pretensão , as verdades absolutas . Nem mesma toxina botulímica paralisar e nem os ácidos conseguem preencher esses arroubos marcantes da personalidade juvenil.
O certo agora assentar-se , ter dinheiro , viagens , levar a vida num clima geral de conforto , satisfação e familiaridade . Os amores devem ser mais tenros, os amigos serão os amigos dos próximos dez, vinte anos. A preocupação maior além de tudo é de se manterem saudáveis,manterem-se na classe média, meia idade e felizes com a felicidade possível. Embora o rostinho possa parecer de vinte e cinco anos, o que tenho lá minhas dúvidas.
Se a vida fosse esse mar de certezas e a maturidade a solução para os problemas , o mundo estaria cheio de pessoas perfeitas. Sem precisar mais buscar, sonhar e também amar. Embora com rostinhos plastificados ou não , perder a toda a irreverência , insensatez, a inconseqüência , a loucura e a paixão é perder o sonho e a verdadeira fonte da juventude.
Nem tudo é mentira
http://twitter.com/nemtudoementira
nemtudoementira1@gmail.com

segunda-feira, novembro 07, 2011

"Flores de plástico"


Estava numa roda de mulheres que despejavam suas insatisfações ,com o corpo , o rosto e sobre suas rugas . Cada uma falava para outra dos novos produtos e intervenções no "mercado" dermatológico e da cirurgia plástica, para continuarem com aparência jovem , como se o envelhecimento fosse realmente uma doença.
Esclareço que , não sou contra essas intervenções , embora não as tenha feito e acho particularmente exagerada essa busca de sempre parecer jovem .Hoje ao menor sinal de rugas e as vezes antes que a mesma vire um vinco forte que não se possa mais tirar , corre-se para algum tipo de procedimento.
 Peitos flácidos caídos , viram sinal de desleixo, e são rapidamente trocados. Panturrilhas finas , não existem mais e aliás musculação dá muito trabalho para engrossa-las. Cabelos ralos, são rapidamente alongados .Unhas curtas , devidamente, trocadas e por aí vai.
Nada tenho também, contra essa indústria da vaidade e de quem vive dela. Quem sou eu para atirar a primeira pedra?. Sou vaidosa, sim, preocupada com meu corpo e  rosto, também. Tenho espelho e vejo as minhas rugas aparecerem a cada dia , embora não sejam muitas.Não acredito que não se render a tudo isso , mereça medalha ou troféu , mas aceitar os defeitos físicos e deixar-se envelhecer , com certeza é uma transgressão
É claro que a beleza e a juventude há muito são uma porta de entrada , para muita coisa nessa vida  e que tentar prolongar esses adjetivos e se manter no meio ou para algumas quem sabe manter-se vivas .Fazem isso o foco de suas vidas , para quem sabe viver na " Terra do Nunca" , junto com a Sininho e Peter Pan, que até hoje ninguém sabe que idade ele tem. 
Exageros à parte e com diz o refrão da música "Flores " dos Titãs : Flores de plástico, não morrem." Mas perdem o viço, acumulam poeira e particularmente, dependendo do arranjo são cafonas.
Nem tudo é mentira
http://twitter.com/nemtudoementira
nemtudoementira1@gmail.com

crédito da foto - Cão vadio (2004)