sexta-feira, fevereiro 10, 2006

Eu acredito....

Por que a cada dia que passa conversamos com as pessoas e sempre que perguntamos sobre o amor , as primeiras respostas são sobre o amor idealizado, aquele mesmo do príncipe encantado, não o do cavalo branco , mas do sujeito bem de vida , que tem o carro do ano, casa própria, um trabalho incrível, que sempre está paciente a ouvir suas reclamações , mesmo que seja da unha que quebrou , o sujeito que bebe com moderação, prefere tomar um vinho com você do que assistir a final do campeonato brasileiro, tomando cerveja com os amigos e que não ronca. Ou da mulher dos sonhos que depois de trabalhar o dia inteiro, faz o dever de casa com os filhos , verifica se a empregada fez sempre o prato preferido do parceiro, é sempre polida , educada , nunca altera a voz, finge que não vê a hora que você chegou do chope com os amigos, gosta da sua mãe, não reclama da tampa do sanitário aberta, nunca fica em casa de chinela havaiana , mas sempre está vestida como o dia do primeiro encontro, cheirosa, perfumada , com o cabelo penteado e só falta acordar como as mocinhas de novela, sempre maquiadas e dá um beijo com gosto de hortelã , porque ela não tem mau hálito matinal.
Ou outras se mostram totalmente descrentes a tal sentimento e falam que o amor só acontece nas novelas , nos filmes , principalmente nas comédias românticas onde sempre tudo acaba bem, com um final feliz para todos os pares românticos do enredo. Por que, na vida real foram traídas ou tiveram decepções amorosas, impossíveis de serem perdoadas, mas nunca esquecidas. Vestem-se como cavaleiros medievais , com armaduras espadas, capacetes ou trancafiam-se em mundos particulares, onde criam obstáculos pequenos, como montar um apartamento com outro , se já tenho o meu próprio montado e a geladeira de aço escovado que anos juntei dinheiro para comprar e ele/ela tem uma igual quem vai dar a sua , quem vai vendê-la. Detalhes que são criados como uma redoma, para nunca sair da sua própria “bolha”, esquecendo-se que o juntando esforços o sofá velho dele que você não pode ser dado para o porteiro que acabou de casar e a poltrona de assistir televisão , com muito boa vontade cabe no canto da sala ou quem sabe uma pequena reforma, ela fica mais estilosa.
Não se pensa mais na companhia de chegar em casa e ter com quem conversar, sair para tomar um drinque com os amigos, no colo gostoso depois de um dia de trabalho , o olhar cúmplice de quem está acompanhando a tua subida e te ajudando na tua derrota.
O parceiro ou parceira que um dia acorda de mau humor e não quer te dar bom dia, e que fica irritado quando você quer lê um livro sossegado no canto da sala e outro começa a te fazer perguntas a s vezes as mais absurdas de dez em dez minutos. De alguém que se irrita com a tua bagunça que para você não existe pois você sabe em que lugar está cada documento dentro de um emaranhado de papel, mas que mesmo assim vai lá e arruma do jeito que quer e você não acha a conta que estava separada para pagar no dia seguinte . Que reclama sempre que não gostou de alguma coisa ou que não gosta do comportamento de algum amigo seu. Que implica com a tua roupa , com a tua passividade, com a tua extravagância, com teu arrojo , com o som da tua gargalhada, mas que ri com você do escorregão que você teve no banheiro. E que brinda com você a promoção recebida e que se emociona com você do nascimento do primeiro filho.
Por que não acreditar no amor? No amor real, que também tem rotina, que é desgastante , que tem ciúme, tem raiva, tem mágoa, mas tem parceria, cumplicidade e intimidade.
Eu acredito no amor, por que o amor , mobiliza , modifica, faz que você seja mais tolerante , generoso, atencioso. Não estou falando só do amor entre homem e mulher mas do amor que sentimos pelos nossos pais, pelos nossos filhos , pelos nossos irmãos , pelos meus amigos.
Nem tudo é mentira.

Cobras e lagartos

Acho curioso a expressão cobras e lagartos , que resolvi escrever sobre ela. Divaguei muito, sobre quando surgiu tal expressão e qual o momento certo de usá-la e o por que comparação a dois feiosos répteis e cheguei as seguintes conclusões :
Em primeiro usá-la a critério de fofoca , pois é muito bom dizer :
_ Pedro você nem sabe , mas a Maria está dizendo cobras e lagartos de você.
E Pedro olha para você , com aquela cara extremamente curiosa, querendo saber quais foram as cobras e lagartos ditas sobre ele. E quando ouve tudo que Maria falou sobre ele , fica com tanta raiva, mas para não dizer palavras de baixos calão ou vulgares palavrões, solta também cobras e lagartos sobre a Maria.
Nada pior para alguém de ser comparado a um lagarto um réptil de quatro patas , cauda e o corpo revestido de escamas e com uma simples olhada temos vertigens e asco com o seu horripilante aspecto. Algumas espécies até variam de cor e se confundem com o meio em que vivem, o chamado mimetismo ou a própria falsidade humana.
Igualar a criatura a ser que surgiu há 145 milhões de anos , conhecido pelo antigo testamento , na persona de serpente que convenceu Eva planeta a morder a maçã e fazer como Pandora , soltar todos os males e culpas do mundo. Um réptil curioso é cobra , para alguns provocam um tipo de medo e outros uma apreciação, como a antiga rainha egípcia Cleopátra . Na sua maioria comedores de roedores, mas podem também alimentar-se de peixes , anfíbios e insetos dependendo da sua espécie. Possuidora da peçonha ou a secreção que injeta o veneno, na minha opinião sempre pronta a dar o bote. Nem assim deixou de ser lembrada também na literatura por Saint Exuperry , no seu famoso clássico Pequeno Príncipe, dito que lido por quase todas as que participavam dos famosos concursos de misses , quando a disputa entre as concorrentes eram por polegadas , não pela mais bem feita cirurgia plástica ou pela quantidade de silicone no corpo.
Para algumas pessoas este termo está em desuso, mas quando penso no criador desta expressão comparo a um gênio e acredito que o mesmo onde quer que esteja , seja embaixo da terra ou em algo equiparado ao além , o mesmo deve repeti-la sem parar quando assiste a um simples noticiário local , que repete sem parar caos que o país atravessa, assolado pela crise econômica , onde festeja-se com pizza a liberdade dos que contribuem com a corrupção da nação. A Campanha no passado do ex chefe de gabinete, ex deputado federal e ex presidente do PT que rastejou meses a fio para impedir sua cassação, alegando desconhecer quaisquer das acusações feitas a ele, utilizando-se do mimetismo próprio dos lagartos , personificados na verdadeira identidade que escondeu durante anos da própria mulher
E novamente pelo pouco caso do governo , andamos no escuro sem enxergar os lagartos que podem estar pela casa ou grudados em nossas roupas agora lavadas pelas mãos acostumadas a jogar tudo na máquina de lavar. Por um presidente que antes também chamado de sapo barbudo , hoje numa versão light, criada pelo antes gênio da publicidade e apostador em rinhas de galo, agora possuidor de contas no exterior onde não explica-se a proveniência do dinheiro, mudou de cores como um camaleão , quando muda de ambiente, pode ser devida o clima (países visitados, próximo escândalo, e alianças com diversos partidos , mesmo os sem siglas) e como o amigo ou ex amigo presidente do partido agora utiliza-se da ignorância conhecido por nós , pelo seu pouco estudo, afirmar que o palacete presidencial é muito grande e nem sempre consegue saber o que se passa ao seu redor, será que soube algum dia. Parou na sua casa para realmente saber o que seu filho estudava , viu as companhias que seu filho concorreu a licitação e ganhou todas elas, para quem o garoto emprestava seu avião, quer dizer o luxuoso avião presidencial. Pelo jeito, também não e nós mais uma vez vamos engolir um sapo, moderado, mas ainda ignorante.
É tudo isso e muito mais são cobras e lagartos !!! Por que nem tudo é mentira.