segunda-feira, julho 30, 2012

Tão longe e tão perto




Hoje é tudo tão virtual , que um dia dessesencontrei uma amiga de longas datas , que não via há anos , fiquei muito felizde encontrá-la casualmente. E logo no começo da conversa , antes mesmo que eupudesse perguntar ou contar sobre minha vida ela rapidamente soltou a seguintefrase :
Te vejo sempre nas redes sociais. E  sei de tudo da sua vida”. 
Fiquei paralisada por alguns segundos epensei no que falar para alguém que sabia tudo da minha vida. Então apenassorri e perguntei como estava a vida dela? Ela então me contou de formacompacta do seu fim de casamento , filhos e profissão e ao final disse para euver as fotos do novo namorado e dos seus filhos já crescidos, na página de suarede social. Trocamos os números de telefone, que nemsei bem para que se a moça sabe tudo da minha vida e a vida dela ao que parecea sua está toda postada nas páginas das redes sociais que ela possui.
Esse breve encontro me fez realmente pensarque o mundo digital me fez  encontrar pessoas importantes ou tiveram seulugar especial em minha vida, acredito que na de vocês também. O paradoxo é saber que mesmo alguém quesupostamente saiba da sua vida possa realmente estar próximo, embora se ache dessaforma, com  se vivêssemos num mundo tãolonge e tão perto um dos outros.
A proximidade de tudo e de todos é tãofácil e tão rápida , já que no corre-corre da vida de hoje , as pessoas acham saber do bem estar do outro ,por conta de fotos, de viagens e lugares queposta nas redes sociais que frequenta e as vezes  usadas para aparentar algo que não é verdadeiro 
Parece tão distante marcar de tomar um café , olharnos olhos do outro , dar um abraço saudoso, um telefonema ou simplesmente perguntar : Como estávocê? Ao invés de concluir que sabe tudo de você e de sua vida.
E nesse mesmo mundinho que nos aproximae afasta é que vemos o quão superficiais são as relações , tão rápidas, ágeis epor conseguinte voláteis ou como disse a cronista Marta Medeiros : “...cultua-se o presente como nunca. O que vale é este momento, agora , o instantevivido. Tudo digitalizado, virtual e instantâneo.” 
É isso leitores estamos tão longe e tão perto.
NEM TUDO É MENTIRA


www.twitter.com/nemtudomentira




segunda-feira, julho 23, 2012

Horário Nobre


Há poucos dias no twitter li um post onde um  cidadão perguntava : “O brasileiro consome tanto café como novela. Nunca fizeram um estudo sobre isso? “. Se fizeram essa pesquisa eu realmente eu não sei, mas consumo os dois _ respondi na ponta da língua , aliás sem culpa nenhuma. Li algumas respostas sobre o tema e algumas pessoas diziam consumir um ou outro , por motivos diversos. E uma resposta onde um a pessoa dizia que não consumia nenhuma das coisas e intitulava-se por isso não brasileiro.
Não sei se o camarada é brasileiro mesmo ou deixa de ser por conta de um gosto próprio diferente da maioria. Como dizia Nelson Rodrigues :“ a unanimidade é burra.” Pode ser mestre Nelson, mas eu  adicta confessa da cafeína não deixo de tomar minha xícara antes de trabalhar .
 E quanto a novelas é tão antigo esse preconceito contra elas , que nem imaginei que ainda existisse , quando atualmente sabe-se que a novela, antes tão criticada por intelectuais e hoje considerada um produto cultural.
Hoje mesmo  li um discurso inflamado de uma leitora de um jornal de grande circulação paulista , um texto chato  e antigo criticando o sucesso do momento na telinhas que é a novela “ Avenida Brasil”, serve apenas para emburrecer a população. Embora , a crítica leitora soubesse mais da trama  e do perfil mais dos personagens do que eu, assídua telespectadora da novela, não estaria a leitora emburrecida também.
O fato que burros ou não a novela é um sucesso de crítica, não se ouve falar em outra coisa, as redes sociais estão empestadas dela, as colunas e crônicas dos antigos intelectuais renderam-se a novela e também ao talento do autor João Emanuel Carneiro e de sua trama , como há muito não se via. Trama bem montada , com personagens dúbias em relação a ética, amorais , que falam o que pensam , sem pudor algum , acertou em cheio o telespectador e isso sim  é unânime.  
E com certeza o pacato cidadão na sua pesquisa descobriria que o brasileiro mais  consome agora é a novela Avenida Brasil. Querendo ou não os detratores da novela , mas assim Carminha a Humanidade.

Nem tudo é mentira.




sexta-feira, julho 13, 2012

Sorria você está no facebook

               


              Hoje em dia é impossível você ir em qualquer lugar e principalmente em evento social, seja até de batizado de cachorro que alguém não peça para tirar uma foto sua ou que você junte com outras pessoas para registrar aquele momento.
                 E muitas das vezes essas fotos "registradas" são vistas quando muito no visor da câmera ou do aparelho celular. Ou na maioria das vezes expostas nas redes sociais, como virou hábito de algumas pessoas que só faltam dizer para você quando você ainda nem mesmo conseguiu cumprimentar o dono da festa ou colocar a canga na areia da praia e o fotografo de plantão lhe pede um pose e só faltando lhe dizer : "Sorria você está no facebook" .
                A Fotografia já teve seu requinte , lembro até hoje que foi um marco eu ganhar minha primeira câmera , uma Kodak acho que uma das pioneiras em fabricar máquinas de fotografia que para a tristeza de quem teve ou tirou fotos com chapas ou rolo de filmes pediu falência.
               Lembro que tirar fotos na minha casa era só nos aniversários, festas de fim de ano e claro nas viagens, procurando sempre guardar o filme para os pontos turísticos mais importantes do lugar que a família visitava. E ansiedade de pegar as fotos reveladas e vê , escolher no negativo quais as melhores para ficar ou para ir para o porta retrato da sala. 
              Hoje as fotografias são rapidamente apagadas , da máquina , quando alguém piscou , ficou vesgo ou olhou para o lado , mesmo que você não as vejas mais ou as reveja por cinco minutos nas redes sociais. Sem aquela preocupação de gastar uma fotografia. Hoje quando arrumei as caixas de fotografia de momentos devidamente registrados me deu saudades da economia que fazia com o rolo de filmes. 
               O que me fez pensar sobre para que tanto as pessoas tiram fotos ? Para registrar o que , mesmo? Para que ? Para quem ? Alguém sabe me responder? 
Eu realmente não sei mas posso dizer o que há pouco li por ai : "Sorri e ofereci minha melhor cara de idiota."

Nem Tudo é mentira.


nemtudomentira1@gmail.com
https://www.facebook.com/nemtudoementira

www.twitter.com/nemtudomentira
]










quarta-feira, julho 04, 2012

Simplesmente Gil



foto : Noemy Titan
Pode parecer loucura , mas  todas as vezes que ouço o Gilberto Gil lembro do Sítio do Picapau Amarelo , com a música de abertura tocada pelo cantor povoou toda a minha infância, junto com a obra do outro genial da literatura Monteiro Lobato e seus personagens fantásticos , que me faziam sentir morando naquele lugar , sendo neta da D. Benta e prima de Narizinho, Pedrinho e o melhor ter como amigos a boneca Emília e o Visconde Sabugosa.
         A contribuição das peripécias do sítio me fizeram prestar atenção e me encantar com um dos mestres da nossa MPB , conhecer as músicas de Gil foi mais que um presente , foi como diz os versos de sua canção com João Donato : “ a paz invadiu o meu coração”.Acho que também foi por culpa do Gil , que abri a porta para ouvir os outros integrantes da Tropicália como Caetano, Gal , Bethânia e Tom Zé.
         Ainda festejando os 70 anos de idade desse mestre que foi na semana passada,  posso então dizer que o sítio foi tal como um Gil que passou em minha vida, parafraseando outro bamba da música brasileira Paulinho da Viola , alias outro que também faz aniversário de setenta anos esse ano , junto com Caetano e Milton.
         O que faz crer que em 1942, os céus deveriam estar realizando um grande e talvez maior festival da canção nacional quando deixou descer a terra os quatros grandes mestres , uma verdadeira ode a música. Ou simplesmente quiseram falar a nós pobres mortais _” quem canta seus males espanta”. Se é isso então , vamos lá :
                            “ Marmelada de banana, bananada de goiaba.
                            Goiabada de marmelo
                            Sítio do Picapau Amarelo, Sítio do Picapau Amarelo...”
Nem tudo é mentira.